Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 15 feridos em celebração da cultura nativa americana nos EUA

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas na quinta-feira quando um automóvel acelerou na direção de um desfile de celebração da cultura nativa americana em Gallup, no Novo México (EUA), informaram hoje as autoridades locais.

Pelo menos 15 feridos em celebração da cultura nativa americana nos EUA
Notícias ao Minuto

23:52 - 05/08/22 por Lusa

Mundo Santa Fé

A polícia de Gallup prendeu o condutor e revelou, mais tarde, que o homem tinha ingerido bebidas alcoólicas antes de percorrer a rota dos desfile, que assinalava o início de um celebração de 10 dias, com a participação de várias tribos, naquela cidade do condado de McKinley.

O veículo, um SUV de grandes dimensões, acelerou pelo centro de Gallup cerca de 15 minutos após o início do desfile noturno, provocando nas ruas uma situação caótica, capturada por várias câmaras de telemóveis de pessoas presentes.

Os vídeos publicados nas redes sociais mostram várias pessoas a gritar para que outras saíssem do caminho do veículo, ou mesmo a empurrar participantes do desfile para local seguro, de forma a evitar que fossem atingidos.

Um grupo de crianças que apresentavam danças tradicionais parecem, pelas imagens, ter sido das primeiras pessoas a ver o SUV avançar na direção do desfile e as imagens mostram, também, cobertores, sapatos, cartazes e guarda-chuvas espalhados pelas ruas enquanto as pessoas fugiam.

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, disse hoje que o Estado vai reforçar o contingente policial e colocar uma equipa de psicólogos à disposição durante o resto do evento.

Grisham revelou, também, que a maioria dos ferimentos registados são ligeiros e que dois polícias de Gallup estão entre os feridos.

Leia Também: Pelo menos dez mortos num incêndio em habitação familiar na Pensilvânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório