Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha retira 60 soldados de base logística de aeroporto no Mali

O exército alemão anunciou hoje a retirada de 60 soldados de uma base logística no aeroporto da capital do Mali, Bamako, num novo episódio de tensão com as autoridades malianas, que exigiam a partida do contingente.

Alemanha retira 60 soldados de base logística de aeroporto no Mali
Notícias ao Minuto

18:14 - 05/08/22 por Lusa

Mundo Mali

Os soldados foram transferidos para o campo de Bifrost, nas proximidades da missão da ONU, num movimento que complica ainda mais as condições para o destacamento de tropas alemãs para o Mali.

No início da semana, as autoridades deste país da África ocidental ordenaram a todos os soldados estrangeiros que deixassem as instalações da empresa Sahel Aviation Services (SAS), no recinto do aeroporto, no prazo de 72 horas.

Segundo as suas próprias informações, a Bundeswehr é arrendatária da SAS para operar um centro logístico no aeroporto.

O Mali, com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes, sofreu três golpes militares desde 2012 e é considerado politicamente muito instável.

Desde o último golpe de Estado, em maio de 2021, o país tem sido liderado por um governo militar de transição, que alegadamente mantém relações estreitas com a Rússia.

Desde então, o desdobramento da missão de manutenção da paz das Nações Unidas (Minusma), no qual a Alemanha participa com mais de mil tropas, tem sido repetidamente afetado.

Leia Também: Mali dá 72 horas a militares estrangeiros para deixarem Bamaco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório