Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Reino Unido. Ex-ministro da Saúde junta-se a apoiantes de Liz Truss

O antigo ministro da Saúde e Segurança Social britânico, figura importante do Governo de Boris Johnson e que ao demitir-se pesou na saída do primeiro-ministro, declarou hoje que apoia Liz Truss como sucessora à frente do executivo.

Reino Unido. Ex-ministro da Saúde junta-se a apoiantes de Liz Truss
Notícias ao Minuto

22:06 - 03/08/22 por Lusa

Mundo Reino Unido

Sajid Javid argumentou que "a redução de impostos é essencial neste momento" para evitar um "modelo social-democrata" com o qual o Reino Unido "correria o risco de se tornar um país de rendimento médio até 2030" e perder "influência e poder globais".

A ministro dos Negócios Estrangeiros (Liz Truss) tem "a vontade de mudar o 'status quo'" e impedir que o país se mova "sonâmbulo" para esse modelo, declarou Javid ao jornal The Times.

O político conservador demitiu-se do ministério da Saúde a 5 de julho, pouco antes de o então ministro da Economia, Rishi Sunak, ter feito o mesmo, uma jogada que desencadeou a cascata de demissões que levou Boris Johnson a anunciar a sua saída do cargo de primeiro-ministro e de líder do um Partido Conservador.

Os meios de comunicação britânicos especulavam que a saída quase simultânea de ambos, que mantêm uma relação pessoal próxima, foi coordenada de forma a dar o "empurrão final" a Johnson.

Entre Rishi Sunak e Truss, os dois candidatos que chegaram à última fase do processo de escolha do sucessor, Javid escolheu o lado de Truss, que durante a campanha tem criticado os planos do seu rival para aumentar alguns impostos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros já contava com outros apoios de peso, como a ex-candidata Penny Mordaunt, que ficou em terceiro na corrida a Downing Street, o atual ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o colega da Defesa, Ben Wallace.

O novo impulso para a campanha da ministra junta-se hoje a uma sondagem que sugere que 60% dos militantes conservadores votarão nela como nova líder e sucessora de Johson como primeiro-ministro, contra 26% que preferem Sunak.

Os votos postais dos cerca de 180.000 militantes conservadores deverão começar a ser recebidos na próxima semana, esperando-se que os resultados sejam conhecidos a 05 de setembro. O vencedor será também o próximo chefe de governo britânico.

Leia Também: Truss sucessora de Boris? Vantagem esmagadora a dois dias da votação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório