Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Putin viaja ao Teerão no dia 19 de julho para negociações sobre a Síria

O trio deverá reunir para uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria.

Putin viaja ao Teerão no dia 19 de julho para negociações sobre a Síria
Notícias ao Minuto

11:15 - 12/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Processo Astana

O presidente russo, Vladimir Putin, deverá viajar para o Teerão no dia 19 de julho para comparecer a uma cimeira que reunirá o homólogo iraniano Ebrahim Raisi e o turco Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje o Kremlin.

O trio deverá reunir para uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria.

Nos últimos anos, a Rússia, Turquia e Irão têm mantido negociações sobre a Síria como parte do chamado "processo de paz de Astana" para encerrar mais de 11 anos de conflito no país do Médio Oriente.

Além da reunião trilateral conhecida como formato Astana para o acordo na Síria, Putin também realizará reuniões bilaterais com os seus homólogos, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

"Está a ser preparada a viagem de Putin a Teerão, onde ocorrerá uma reunião dos líderes dos países garantidores (do cessar-fogo na Síria) no formato Astana", disse Peskov.

Esta será a segunda visita do chefe do Kremlin ao estrangeiro desde que lançou a ofensiva à Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

Recorde-se que no final de junho, o líder russo visitou o Tajiquistão.

A generalidade da comunidade internacional condenou a Rússia pela invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro. A União Europeia e vários países ocidentais têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra a Rússia e fornecido armas à Ucrânia, com Zelensky e fazer pedidos diários por ajuda contra aquele que chama de "estado terrorista". 

Desconhece-se o número exato de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm alertado que será consideravelmente elevado.

Leia Também: Síria. Parceiros do Processo de Astana marcam negociações para a semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório