Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Chefe da diplomacia cubana denuncia envolvimento dos EUA em protestos

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, denunciou hoje o "envolvimento direto" o governo dos Estados Unidos nos protestos antigovernamentais que abalaram Cuba há um ano, em 11 de julho (11J).

Chefe da diplomacia cubana denuncia envolvimento dos EUA em protestos
Notícias ao Minuto

06:48 - 12/07/22 por Lusa

Mundo Cuba

"Rejeitamos os comentários do secretário de estados dos Estados Unidos [Antony Blinken] confirmando o envolvimento direto do governo desse país nas tentativas de subverter a ordem e a paz em Cuba, em violação do Direito Internacional", escreveu o chefe da diplomacia cubana através da sua conta no Twitter.

Bruno Rodríguez respondia desta forma a uma mensagem de Antony Blinken publicada na sua conta na mesma rede social, em o governante norte-americano escreveu que "um ano após as manifestações de 11 de julho em Cuba, reconhecemos a determinação e coragem do povo cubano na sua longa luta pela democracia".

"Os Estados Unidos estão com o povo cubano, e exortamos o regime cubano a respeitar as suas vozes", acrescentou o secretário de Estado do governo democrata de Joe Biden.

O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel tinha dito este domingo, véspera do 11J, que nesta data se celebra o "desmantelamento de um golpe de vandalismo".

Em 11 de julho de 2021 ocorreram em Cuba os maiores protestos antigovernamentais em décadas, com manifestações massivas que eclodiram para protestar contra a escassez de produtos básicos e medicamentos e contra os longos apagões, ingredientes que agravaram a crise económica que o país vive na sequência do endurecimento das sanções dos Estados Unidos, de erros da política nacional e da pandemia.

Na sequência destas manifestações uma pessoa perdeu a vida e centenas de participantes e de alegados instigadores foram detidos.

Leia Também: Petrobras conclui a venda da sua participação na Gaspetro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório