Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia quer expandir a proibição de "propaganda homossexual"

A Rússia quer expandir a proibição de "propaganda homossexual" a adultos. Recorde-se que, desde 2013, já existe uma lei focada no público menor de idade.

Rússia quer expandir a proibição de "propaganda homossexual"
Notícias ao Minuto

17:21 - 11/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTI+

Os deputados russos propuseram alargar a proibição da lei contra a "propaganda homossexual" no país aos adultos, de acordo com o responsável pelo comité de informação da Duma.

"Propomos estender a proibição dessa propaganda sem vista às idades do público (offline, nos média, internet, redes sociais e cinemas online)", escreveu Alexander Khinshtein na sua página de Telegram, esta segunda-feira.

Recorde-se que, em 2013, o país introduziu uma lei contra a "propaganda homossexual" junto dos menores de idade, o que permitiu proibições desde as marchas LGBTQIA+ até ao hastear de uma bandeira arco-íris. 

Já a semana passada, o porta-voz da Duma disse que, após a saída da Rússia do Conselho da Europa, que aconteceu devido à invasão das tropas russas na Ucrânia, o país ia agora poder proibir "valores não tradicionais".

"Exigências para legalizar o casamento gay na Rússia são coisa do passado", afirmou Vyacheslav Volodin, acrescentando: "Tentativas de impor valores alienígenas na nossa sociedade falharam".

Ao longo dos anos a situação tem afunilando ainda mais, tendo, em 2020, a Constituição sido alterada por forma a definir que o casamento era a união entre um homem e uma mulher.

As autoridades russas dizem que atuam na defesa da moralidade e que estes são valores defendidos pelos Ocidente. De acordo com a Reuters, ao longo do tempo os ativistas têm vindo a defender que estas leis são uma forma de intimidar a comunidade LGBT russa, e que resultam nas detenções.

A homossexualidade foi descriminalizada na Rússia em 1993 e classificada como uma doença mental até 1999. 

Leia Também: Putin facilita atribuição da cidadania russa a todos os ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório