Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Reconstruir a Ucrânia. UE marca conferência de "alto nível" para o verão

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, esta quarta-feira, a realização, depois do verão, de uma conferência de alto nível para a reconstrução da Ucrânia, na sequência da reunião internacional realizada esta semana, em Lugano, Suíça. Reconstrução da Ucrânia. UE marca conferência de "alto nível" para o verão

Reconstruir a Ucrânia. UE marca conferência de "alto nível" para o verão
Notícias ao Minuto

11:24 - 06/07/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Para a reconstrução da Ucrânia, necessitamos dos melhores e por isso, juntamente com a presidência alemã do G7 [as sete maiores economias mundiais], iremos convocar uma conferência de alto nível após o verão", disse a líder do executivo comunitário num debate no Parlamento Europeu.

Von der Leyen salientou ainda que a reconstrução da Ucrânia, um desafio que classificou como "colossal", irá precisar de toda a ajuda possível, apelando ao mesmo tempo a um esforço para se chegar a um fim do conflito desencadeado pela invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro.

A Ucrânia e os seus aliados chegaram na terça-feira a acordo em Lugano, Suíça, sobre os princípios orientadores da reconstrução do país após a guerra com a Rússia, que incluem a luta contra a corrupção, entre outras vertentes.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal, estimou que a reconstrução do país agora candidato à União Europeia (UE) implicará um investimento de 750.000 milhões de dólares (cerca de 728.000 milhões de euros, ao câmbio atual) num prazo de 10 anos.

Leia Também: Google: Guerra na Ucrânia é "bola de cristal" para futuro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório