Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mortes na Amazónia. Suspeito do crime já foi ativista pelo povo indígena

Em 2002, 'Pelado' liderava ações de consciencialização no estado do Amazonas.

Mortes na Amazónia. Suspeito do crime já foi ativista pelo povo indígena
Notícias ao Minuto

12:44 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Amazónia

Um dos suspeitos dos homicídios que ocorreram o mês passado na Amazónia lutava pela causa ambiental há 20 anos, de acordo com o que avança o g1 esta terça-feira.

De acordo com o que recorda o entrevistado - e jornalista - Leonencio Nossa, em declarações ao g1, Amarildo Costa Oliveira, mais conhecido por 'Pelado',  era um "rapaz prestável".

Em 2002, o jornalista participou numa ação liderada por 'Pelado' - que, juntamente com o seu irmão,  Oseney da Costa de Oliveira, está sob custódia das autoridades no caso que envolveu as mortes do jornalista britânico Dom Philips e de Bruno Pereira, especialista em tribos indígenas da Amazónia. A expedição decorreu no Vale do Javari, uma terra indígena no estado do Amazonas.

Em declarações à publicação brasileira, o jornalista explica que Amarildo abria o caminho em expedições indígenas que duravam mais de 100 dias, por forma a combater a invasão de pescadores e explorador de minerais precioso, como diamantes ou ouro.

"Era um ribeirinho muito inserido naquela tradição, com sua religiosidade [...] Era o primeiro a pegar em um machado para tirar um galho que estava obstruindo a passagem", relata.

Os dois homens desapareceram na Amazónia e a sua morte só foi confirmada alguns dias depois. No dia seguinte a serem encontrados vestígios que confirmaram que ambos estavam mortos, a Organização das Nações Unidas pediu que as autoridades reforcem os órgãos federais responsáveis pela proteção dos indígenas e do meio ambiente,

Leia Também: Rússia diz que eliminou 150 soldados e equipamento militar em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório