Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

ONU classifica assalto a parlamento líbio como "vandalismo inaceitável"

A assessora especial da ONU para a Líbia, Stephanie Williams, classificou hoje como "vandalismo" e "inaceitável" o assalto, na sexta-feira, ao parlamento líbio na cidade de Tobruk por manifestantes, e pediu responsabilidade aos líderes do país.

ONU classifica assalto a parlamento líbio como "vandalismo inaceitável"
Notícias ao Minuto

10:04 - 02/07/22 por Lusa

Mundo Tobruk

"O direito do povo a protestar pacificamente deve ser respeitado e protegido, mas os distúrbios e os atos de vandalismo como o assalto desta noite (sexta-feira) em Tobruk são totalmente inaceitáveis", declarou a representante da ONU após uma noite de protestos em toda a Líbia.

As manifestações percorreram na sexta-feira o país, tanto em áreas afetas ao Governo de Unidade Nacional (GUN), de Tripoli, como ao executivo paralelo, apoiado pelo parlamento de Tobruk, no leste do país e controlado pelo marechal Jalifa Haftar.

Na quinta-feira, Williams, que mediou em Genebra conversações entre os presidentes de instituições rivais que apoiam um e outro governo, anunciou o fracasso para fechar um acordo e realizar eleições no país.

Jovens com coletes amarelos protestaram na sexta-feira na capital, Tripoli, e também se registaram manifestações em Bengazi, Sirte, Sheba e Zawiya.

O protesto mais agitado registou-se em Tobruk, quando os manifestantes derrubaram a porta e irromperam na sede do parlamento.

"É absolutamente vital que se mantenha a calma, que se demonstre uma liderança líbia responsável e que todos tenham moderação", pediu hoje a enviada especial da ONU.

O parlamento de Tobruk designou em fevereiro Fathi Bashaga como primeiro-ministro paralelo a Abdulhamid Dbeiba, do Governo de Unidade Nacional, com sede em Tripoli.

As eleições previstas para 24 de dezembro foram suspensas sem nova data prevista.

Leia Também: Manifestantes ocupam parlamento líbio em Tobruk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório