Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Tribunal na Nigéria condena à morte três homens que violaram dois rapazes

Um tribunal islâmico no norte da Nigéria condenou três homens à morte por apedrejamento por terem sido considerados culpados de violar dois rapazes de 10 e 12 anos, anunciou hoje o chefe da polícia religiosa, Adamu Dankafi.

Tribunal na Nigéria condena à morte três homens que violaram dois rapazes
Notícias ao Minuto

19:44 - 01/07/22 por Lusa

Mundo Nigéria

"O tribunal islâmico da cidade de Ningi condenou os três homens à morte por terem cometido atos homossexuais com dois irmãos de 10 e 12 anos", disse o chefe da 'hisba', a polícia religiosa, que apresentou o caso.

Segundo a 'sharia', as relações homossexuais são puníveis com a morte, mas esta sentença nunca tinha sido aplicada, até agora, no norte da Nigéria, conservador e predominantemente muçulmano, e onde a lei islâmica é aplicada juntamente com a lei da República, segundo a agência France-Presse.

A violação de um menor é também punível com a morte, mas a acusação, neste caso, não foi essa, mas sim a prática de atos homossexuais.

"Os três homens devem ser apedrejados até à morte, tal como prescrito pelo código penal da 'sharia' do estado de Bauchi, com base nas suas confissões durante os interrogatórios dos nossos homens e em tribunal", disse Dankafi.

Os homens foram presos na aldeia de Gwada no final de maio, na sequência de queixas dos pais dos dois rapazes, que contaram que os três homens ofereceram tâmaras e cocos aos seus filhos, drogaram-nos e depois violaram-nos.

Os condenados, com 20, 30 e 70 anos, não foram representados por um advogado durante o seu julgamento de um dia, e têm agora um mês para recorrer da sentença.

A lei 'sharia' foi introduzida em 12 estados nigerianos do norte em 2000.

Os tribunais islâmicos já proferiram sentenças de morte por adultério, blasfémia, homicídio e homossexualidade, mas até à data não foram efetuadas execuções.

Leia Também: Portugal e Nigéria aprofundam cooperação política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório