Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

João Lourenço acompanha estado de Eduardo dos Santos com "preocupação"

Filha do ex-presidente disse que João Lourenço estaria a fazer uma gestão política do caso de saúde do pai.

João Lourenço acompanha estado de Eduardo dos Santos com "preocupação"
Notícias ao Minuto

11:12 - 29/06/22 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Angola

João Lourenço foi esta quarta-feira questionado sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos, cujos relatos mais atuais dão conta de que este sofreu danos irreversíveis, e disse-se preocupado. O presidente de Angola encontra-se em Lisboa a propósito da de uma visita à sede da CPLP, a primeira que realizou e numa altura em que a Angola assume a presidência rotativa da organização.

"Como é obvio temos acompanhado muito de perto [o estado de saúde dele] e o que podemos dizer, apenas é que a situação é preocupante. Mais do que isso só as equipas médicas poderão se pronunciar", disse, voltando a reforçar que está a acompanhar o caso com "bastante preocupação".

Exemplo disso, referiu o líder angolano, é o facto de ter antecipado hoje "a partida aqui de Lisboa do ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, para Barcelona", onde o ex-presidente está internado.

José Eduardo dos Santos está internado desde a passada quinta-feira nos cuidados intensivos da clínica espanhola onde tem recebido tratamento médicos desde 2019.

Esta segunda-feira, uma fonte do gabinete de José Eduardo dos Santos, que mantém contacto com com a clínica em Barcelona onde o ex-presidente da Angola se encontra internado, revelou ao jornal Expresso que o estado de saúde deste paciente tem vindo a agravar-se nas últimas 24 horas.

“Está nas últimas", referiu até esta fonte, que revelou que os mais recentes resultados dos exames de tomografia, feitos na segunda-feira, comprovam a existência de graves lesões isquémicas no cérebro, até agora não detetadas.

Depois disso, a filha do antigo presidente angolano, Tchizé dos Santos, afirmou hoje que "não vai permitir que desliguem as máquinas" a José Eduardo dos Santos e acusou o atual chefe do executivo, João Lourenço, de estar a fazer uma gestão política do caso.

Num áudio posto a circular nas redes sociais, sob a forma de recado "para quem anda a fazer os preparativos para o funeral do presidente emérito do MPLA", Tchizé dos Santos afirma que José Eduardo dos Santos "está vivo", com "todos os órgãos a funcionar" e o seu estado de saúde é estável.

João Lourenço afirmou hoje, em Lisboa, que manteve contacto com a família de José Eduardo dos Santos. "Foi pública a chamada que eu realizei à senhora Ana Paula dos Santos na semana passada, o que evidencia que o contacto com a família existe", disse, em resposta às perguntas dos jornalistas.

José Eduardo dos Santos foi presidente de Angola durante 38 anos (entre 1979 e 2017), tendo cumprido uma das mais longas presidências do mundo.

Esta manhã, uma equipa médica do hospital deverá reunir-se com a família para fazer uma atualização do seu estado de saúde.

Leia Também: José Eduardo dos Santos. Filha "não permitirá que desliguem as máquinas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório