Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 27º

Vídeo mostra pânico em parque junto à explosão em Kremenchuk

Pode ver-se duas pessoas deitadas na relva até que, perante o ataque, correm desesperadamente. O homem salta mesmo a cerca do lago, mergulhando.

O ataque russo em Krementchuk provocou cerca de 20 mortos e dezenas de feridos e desaparecidos. A Rússia nega ter alvejado uma instalação civil, alegando ter bombardeado um depósito de armas.

Num vídeo que circula nas redes sociais, e que mostra a perspectiva de câmaras de vigilância num parque próximo ao centro, pode ver-se duas pessoas deitadas na relva até que, perante o ataque, correm desesperadamente. O homem salta mesmo a cerca do lago, mergulhando.

É ainda possível ver um homem com uma criança ao colo. Depois agarra-a e começa a correr,  escondendo-se atrás de uma árvore.

Os destroços espalharam-se amplamente pelo local, como pode ver acima. 

O ataque coincidiu com o segundo dia da cimeira das grandes potências económicas do G7 [Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, estando também representada a UE], nos Alpes da Baviera, no sul da Alemanha, um encontro em grande parte dominado pela guerra desencadeada pela Rússia.

O bombardeamento ao centro comercial foi classificado no mesmo dia como um "vergonhoso ato terrorista" por Volodymyr Zelensky.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e essa ofensiva militar já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Boris Johnson pede aos aliados da NATO para aumentarem despesas militares

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório