Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Autarca quer Giuliani investigado por falsa declaração de agressão

O presidente da Câmara nova-iorquina, Eric Adams, disse hoje que o ex-autarca e ex-assessor de Donald Trump, Rudy Giuliani, deve ser investigado por informar falsamente que foi agredido domingo nas costas por um empregado de supermercado.

Autarca quer Giuliani investigado por falsa declaração de agressão

"Recebi uma pancada nas costas, como se me atingissem com uma pedra", disse Giuliani, durante uma conferência de imprensa, na segunda-feira, realizada na sua página na rede social Facebook.

Não obstante, as imagens de vídeo de segurança obtidas mais tarde por meios locais mostravam o assaltante, identificado como Daniel Gill, dando uma palmada a Giuliani, o que mina seriamente as acusações de Giuliani, que, além disso, disse que quase caiu no chão.

"Denunciar falsamente um crime é crime. Se esse vídeo não existisse, então essa pessoa teria sido acusada de atacar o ex-autarca", disse Adams aos jornalistas, em evento não relacionado com o incidente.

Assim, considerou que os procuradores deveriam centrar a sua atenção em Giuliani. "Quando se vê o vídeo, a pessoa passa e dá-lhe uma palmadita nas costas. É claro que não foi um murro na cabeça. É claro que não tinha a força de uma bala. É claro que não ia cair no chão", disse Adams.

Ex-polícia, o autarca democrata acrescentou que já pediu à comissária da polícia, Keechant Sewell, que lhe dissesse se as declarações de Giuliani não constituem um delito em si.

Gill foi detido e inicialmente acusado de agressão em segundo grau, um delito grave, se bem que a acusação foi revista em baixa, para agressão em terceiro grau, ameaça em terceiro grau e assédio em segundo grau.

O empregado, com 39 anos, foi a tribunal na segunda-feira, vestido com a sua farda do supermercado ShopRite.

Leia Também: Rudy Giuliani 'agredido' por funcionário que o culpa pelo fim do aborto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório