Pelo menos 49 mortos em rebelião numa prisão da Colômbia

Confirmaram as autoridades locais, esta terça-feira.

algemas, detido NÃO USAR

© iStock

Daniela Filipe
28/06/2022 12:30 ‧ 28/06/2022 por Daniela Filipe

Mundo

Colômbia

Pelo menos 49 pessoas morreram na sequência de uma rebelião numa prisão do município colombiano de Tuluá, conforme avançaram as autoridades locais, esta terça-feira.

O incidente terá ocorrido durante a madrugada desta terça-feira, num pavilhão com cerca de 180 presos, indicou o jornal El Tiempo. De notar que, no total, a prisão abriga 1.267 pessoas.

"É um evento trágico e desastroso", qualificou o general Tito Castellanos, diretor do sistema penitenciário da Colômbia.

Segundo o responsável, tratou-se de uma tentativa de fuga que, depois, originou um tumulto, no qual os presos desencadearam um incêndio, revelou à Rádio Caracol. O jornal El Tiempo, por sua vez, adianta que os detidos incendiaram colchões, de modo a que os guardas prisionais não conseguissem deter o motim.

Outras 30 pessoas terão ficado feridas, - entre elas guardas prisionais - tendo sofrido queimaduras. Foram, por isso, assistidas pelos bombeiros voluntários de Tuluá. Além disso, 50 pessoas terão sido transportadas para unidades hospitalares.

Não há, até ao momento, registo de fuga de prisioneiros.

O presidente colombiano, Ivan Duque, que se encontra em Lisboa para a II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, assegurou, na rede social Twitter, que o incidente será investigado.

"Lamentamos os eventos ocorridos na prisão de Tuluá, em Valle de Cauca. Estou em contacto com o general Tito Catellanos e dei instruções para avançar com investigações que permitam esclarecer esta situação terrível. A minha solidariedade para com as famílias das vítimas", escreveu.

Recorde-se que o país libertou alguns detidos durante a pandemia, em 2020, após a morte de duas dezenas de pessoas em protestos devido à falta de serviços e à sobrelotação das prisões.

[Notícia atualizada às 13h09]

Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de atear fogo a mato seco em Tavira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas