Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19 tornou-se apenas numa "inconveniência", diz consultor da OMS

David Nabarro destacou que apesar de não apresentar risco de vida para a maioria das pessoas, esta doença é "bastante desagradável".

Covid-19 tornou-se apenas numa "inconveniência", diz consultor da OMS
Notícias ao Minuto

17:05 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Covid-19 é agora apenas uma "inconveniência" para a maioria das pessoas, tendo assim deixado de ser um elemento "ameaçador" para as suas vidas, disse esta segunda-feira o enviado especial para a pandemia da Organização Mundial de Saúde (OMS), David Nabarro, em declarações à Sky News.

Isto apesar de, como referiu a mesma fonte, permanecerem preocupações quanto aos indivíduos mais idosos, para aqueles com outras condições de saúde que enfraquecem o seu sistema imunitário ou para quem não está vacinado contra a doença.

Na sequência destas ideias, o consultor da OMS exortou as populações a serem "responsáveis", a continuarem a usar máscaras e a manterem o distanciamento social, de forma a "protegerem os outros". Isto, claro está, numa altura que se caracteriza por um aumento dos casos de Covid-19 em alguns países, como é o caso do Reino Unido.

"Não estou preocupado com o mundo, pois acredito realmente que muito se aprendeu e que, ao mesmo tempo, o vírus está a evoluir", acrescentou ainda David Nabarro, no contexto da entrevista à Sky News. Porém, o enviado especial da OMS destacou que está preocupado com os "indivíduos que podem estar em risco porque se encontram na faixa etária mais velha ou têm outras condições que significam que é provável que fiquem gravemente doentes".

"Preocupam-me as pessoas que decidiram não ser vacinadas, porque penso que os seus riscos também são maiores", destacou ainda David Nabarro - que alertou ainda a capacidade que as novas estirpes do novo coronavírus têm de "esquivar-se à proteção" das vacinas.

"Podemos ficar doentes apesar de termos sido vacinados", recordou ainda o delegado especial da OMS - que falou da doença como sendo "bastante desagradável", embora não apresente risco de vida para a maioria das pessoas. 

David Nabarro aproveitou ainda esta entrevista à Sky News para destacar que ser infetado várias vezes pelo SARS-CoV-2 não aumenta a resistência ou imunidade, visto que o vírus está sempre a evoluir e a mudar as suas características.

"Para muitos de nós agora, a doença será mais um inconveniente do que uma ameaça à vida, mas lembrem-se, há alguns que vão ser gravemente afetados", alertou ainda David Nabarro, fazendo assim um balanço da situação pandémica no mundo.

Leia Também: "Por muito rápido que andemos, não andamos à velocidade" da Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório