Participar em cimeira do G20 com Putin? Scholz ainda vai decidir

A posição de Scholz surge no mesmo dia em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se irá dirigir por videoconferência ao G7.

Olaf Scholz, Alemanha,

© BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
27/06/2022 09:11 ‧ 27/06/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou esta segunda-feira que iria tomar uma decisão sobre se participará na cimeira do G20 de novembro, na Indonésia, se o presidente russo, Vladimir Putin, também participar.

O G20 deve continuar a desempenhar um papel se não quiser torpedear o formato. Só tomaremos uma decisão pouco antes da cimeira”, disse o alemão no programa ‘ZDF’, quando questionado sobre se sentaria com Putin.

A posição de Scholz surge no mesmo dia em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se irá dirigir por videoconferência ao G7, que se encontra reunido na Alemanha.

No domingo, na sua comunicação diária ao país, Zelensky pediu mais armas e sistemas de defesa aérea ao G7, além de novas sanções. “Precisamos de uma defesa aérea poderosa, moderna, totalmente eficaz. Que possa garantir proteção completa contra mísseis”, apelou.

Assinala-se, esta segunda-feira, o 124.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a 4.662 civis e deixou 5.803 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky fala no G7; Guterres? "Papel incansável"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas