Grande fogo florestal na Nova Jérsia já consumiu 11.000 hectares

Segundo as autoridades locais, apenas 50% da área do incêndio foi controlada pelos bombeiros. Especialistas alertam para crise climática, que tem adiantado chegada dos grandes fogos.

incêndio, estados unidos, califórnia, incêndio florestal

© Ty O'Neil/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto
20/06/2022 23:40 ‧ 20/06/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Um fogo florestal de grandes dimensões está a varrer o estado norte-americano de Nova Jérsia, arrasando até às 20h desta segunda-feira cerca de 11 mil hectares de floresta, segundo o Serviço de Fogos Florestais do estado.

Num comunicado no Facebook, o serviço acrescentou que os bombeiros conseguiram fazer progressos ao longo do dia no combate ao fogo e a área dominada pelas autoridades é agora de 50%.

No mesmo comunicado, é avançado que 18 infraestruturas estão a ser ameaçadas pelas chamas, mas não há feridos a registar.

Segundo a NBC News, o incêndio foca-se na floresta estatal de Wharton, onde algumas estradas foram cortadas, assim como caminhos de montanhismo e trilhos de ciclismo. Alguns parques de campismo foram também encerrados e atividades de desportos radicais foram suspensas.

Ainda não é conhecida a causa específica para este fogo, mas desde fevereiro que as autoridades meteorológicas norte-americanas têm avisado para um aumento das temperaturas nos Estados Unidos durante o verão, que estão agora a provocar estes fogos - incêndios que se têm tornado mais frequentes, de maiores dimensões e que têm surgido mais cedo.

As autoridades da Nova Jérsia alertam que o tempo no estado não têm ajudado o combate às chamas, descrevendo as condições como "secas e ventosas".

Segundo o The Independent, citando um estudo recente do jornal Science Advances, a frequência de fogos florestais nos Estados Unidos triplicou em algumas regiões. Os cientistas atribuem este aumento às alterações climáticas, provocadas pela ação humana - de notar também que os Estados Unidos são o segundo país que mais emissões de carbono produz no mundo e é um dos maiores consumidores de combustíveis fósseis. Os incêndios na Califórnia e, já este ano, no Novo México, também soaram os alertas para o crescimento do número de episódios climatéricos extremos.

A floresta estatal de Wharton é uma das maiores da região este dos Estados Unidos, composta por quase 123 mil hectares.

Leia Também: Chamas circunscritas em Zamora no maior fogo da década em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas