Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Grande fogo florestal na Nova Jérsia já consumiu 11.000 hectares

Segundo as autoridades locais, apenas 50% da área do incêndio foi controlada pelos bombeiros. Especialistas alertam para crise climática, que tem adiantado chegada dos grandes fogos.

Grande fogo florestal na Nova Jérsia já consumiu 11.000 hectares
Notícias ao Minuto

23:40 - 20/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um fogo florestal de grandes dimensões está a varrer o estado norte-americano de Nova Jérsia, arrasando até às 20h desta segunda-feira cerca de 11 mil hectares de floresta, segundo o Serviço de Fogos Florestais do estado.

Num comunicado no Facebook, o serviço acrescentou que os bombeiros conseguiram fazer progressos ao longo do dia no combate ao fogo e a área dominada pelas autoridades é agora de 50%.

No mesmo comunicado, é avançado que 18 infraestruturas estão a ser ameaçadas pelas chamas, mas não há feridos a registar.

Segundo a NBC News, o incêndio foca-se na floresta estatal de Wharton, onde algumas estradas foram cortadas, assim como caminhos de montanhismo e trilhos de ciclismo. Alguns parques de campismo foram também encerrados e atividades de desportos radicais foram suspensas.

Ainda não é conhecida a causa específica para este fogo, mas desde fevereiro que as autoridades meteorológicas norte-americanas têm avisado para um aumento das temperaturas nos Estados Unidos durante o verão, que estão agora a provocar estes fogos - incêndios que se têm tornado mais frequentes, de maiores dimensões e que têm surgido mais cedo.

As autoridades da Nova Jérsia alertam que o tempo no estado não têm ajudado o combate às chamas, descrevendo as condições como "secas e ventosas".

Segundo o The Independent, citando um estudo recente do jornal Science Advances, a frequência de fogos florestais nos Estados Unidos triplicou em algumas regiões. Os cientistas atribuem este aumento às alterações climáticas, provocadas pela ação humana - de notar também que os Estados Unidos são o segundo país que mais emissões de carbono produz no mundo e é um dos maiores consumidores de combustíveis fósseis. Os incêndios na Califórnia e, já este ano, no Novo México, também soaram os alertas para o crescimento do número de episódios climatéricos extremos.

A floresta estatal de Wharton é uma das maiores da região este dos Estados Unidos, composta por quase 123 mil hectares.

Leia Também: Chamas circunscritas em Zamora no maior fogo da década em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório