Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Negociar abertura do porto de Odessa? "Não acredito muito", diz Macron

O presidente francês frisou que continuará a fazer “o que for útil”, apesar das críticas por comunicar diretamente com Putin.  

Negociar abertura do porto de Odessa? "Não acredito muito", diz Macron

O presidente de França, Emmanuel Macron, admitiu, esta sexta-feira, que “não acredita” que a Rússia esteja disponível em negociar a abertura do porto ucraniano de Odessa para a exportação de cereais.

“Temos de falar com a Rússia sobre segurança alimentar e isso [as negociações] pode ser justificado através de contactos diretos com o secretário-geral da ONU para retirar os cereais de Odessa”, começou por explicar o chefe de Estado francês em entrevista ao canal BFM TV.

Contudo, Macron afirma que “não acredita” no caminho das negociações. “Mas não acredito muito neste caminho, porque já tive conversações há algumas semanas com o presidente [Vladimir] Putin, mas ele não quis aceitar uma resolução da ONU sobre este assunto”, acrescentou.

Sobre as conversações para um acordo de paz na Ucrânia, o presidente francês frisou que continuará a fazer “o que for útil”, apesar das críticas por comunicar diretamente com o presidente russo. 

“Farei isso sempre que for útil, já que eles [Rússia e Ucrânia] não conversam entre si. As nossas conversações com Vladimir Putin foram sempre sobre encontrar um caminho para a paz, mas nunca negociamos em nome dos ucranianos”, garantiu. 

O presidente de França esteve ontem em Kyiv, onde se reuniu com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na entrevista, referiu que o seu “relacionamento sempre foi bom, apesar da controvérsia”. 

Ao 114.º dia, a guerra da Ucrânia já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a 4.481 civis e deixou 5.565 feridas. 

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia? Adesão à UE decidida hoje; 4.481 civis mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório