Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Zelensky aceitou convite para reunião do G7

Líderes europeus visitaram Kyiv.

Zelensky aceitou convite para reunião do G7
Notícias ao Minuto

14:55 - 16/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Na sequência da sua visita a Kyiv, esta quinta-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, revelou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou um convite para participar da próxima reunião do G7, que se vai realizar na Alemanha, de 26 a 28 de junho.

A novidade foi partilhada no Twitter. "Obrigada, Volodymyr Zelensky por aceitar o meu convite para participar na reunião do G7", começou por escrever Scholz.

"Obrigado pela recepção em Kyiv com Emmanuel Macron, Mario Draghi e  Klaus Iohannis e pela conversa perspicaz. Nós, europeus, estamos firmemente ao seu lado", acrescentou.

Não foi especificado, contudo, se o chefe de Estado da Ucrânia participará na reunião presencialmente ou por videoconferência.

Entretanto, também Zelensky confirmou, através das redes sociais, que aceitou o convite.

"Aceitei com gratidão o convite dos nossos parceiros para participar em grandes eventos internacionais", a cimeira do G7, na Alemanha, e uma cimeira da NATO, em Madrid, a convite do secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.

Recorde-se que o chanceler alemão, viajou para Kyiv juntamente com o presidente francês, Emmanuel Macron e com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. Já na Ucrânia, encontraram-se com o presidente romeno, Klaus Iohannis, e reuniram-se com Zelensky.

Antes do encontro com o presidente ucraniano, os quatro líderes visitaram Irpin, uma das cidades próximas da capital ucraniana, onde observaram a grande destruição causada pela ofensiva russa.

[Notícia atualizada às 15h10]

Leia Também: AO MINUTO: Macron fala em crimes de guerra; Ida a Kyiv? "Zero utilidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório