Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Macron reforça que tudo fará "para ajudar os ucranianos"

O governo francês tem procurado reforçar a sua mensagem de apoio da Kyiv, ainda que Macron considere essencial não "humilhar" a Rússia, de modo a alcançar uma solução diplomática para o conflito.

Macron reforça que tudo fará "para ajudar os ucranianos"
Notícias ao Minuto

10:20 - 15/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou a sua posição contra a Rússia, após visitar os militares franceses e tropas aliadas numa base da NATO na Roménia, esta quarta-feira.

“Faremos tudo o que conseguirmos para parar as forças russas, e para ajudar os ucranianos e o seu exército nas negociações”, assegurou o líder estatal, assinalando, contudo, que “num futuro próximo será preciso proteger, dissuadir e estar presente”.

O responsável chegou à Roménia na terça-feira para uma visita de três dias ao flanco sudeste da NATO, incluindo a Moldova, antes de, possivelmente, visitar Kyiv com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, indica a agência Reuters.

O mesmo meio refere que o chefe de Estado tem sido alvo de críticas por parte da Ucrânia e dos aliados do Leste, devido à sua "ambiguidade" no que toca ao apoio à Ucrânia face à invasão russa.

Nessa linha, o governo francês tem procurado reforçar a sua mensagem de apoio da Kyiv, ainda que Macron considere essencial não “humilhar” a Rússia, de modo a alcançar uma solução diplomática para o conflito.

Cerca de 800 soldados franceses estarão na Roménia ao abrigo da NATO, 500 dos quais com tropas dos Países Baixos e da Bélgica. Paris terá também mobilizado um sistema de mísseis superfície-ar.

O chefe de Estado francês rumará até à Moldova ainda esta quarta-feira, numa mostra de apoio ao país que muitos temem que possa ser ‘arrastado’ para o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 15 milhões de pessoas - mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 7,5 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A ONU confirmou ainda que 4.432 civis morreram e 5.499 ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores.

Leia Também: Macron defende força do flanco leste da NATO durante visita à Roménia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório