Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Andrzej Duda critica Macron e Scholz. "Alguém falou assim com Hitler?"

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, criticou numa entrevista ao jornal alemão Bild os homólogos francês e alemão por manterem conversações com o líder russo, Vladimir Putin, apesar da invasão da Ucrânia.

Andrzej Duda critica Macron e Scholz. "Alguém falou assim com Hitler?"
Notícias ao Minuto

07:32 - 09/06/22 por Lusa

Mundo Polónia

"Estou impressionado com todas estas conversações mantidas pelo chanceler [Olaf] Scholz e pelo presidente Emmanuel Macron com Putin. Conversações que não estão a dar em nada", disse Duda em declarações ao jornal diário.

Dialogar com Vladimir Putin representa uma "espécie de legitimação de uma pessoa responsável por crimes perpetrados pelo Exército russo na Ucrânia", sustentou o líder polaco.

Por outro lado, o Presidente da Polónia disse que a situação na Ucrânia é comparável à da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

"E alguém falou assim com Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial? (...) Alguém lhe disse que tinha que evitar a humilhação? Que as coisas tinham que ser feitas de forma a não humilhar Adolf Hitler?", acrescentou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia. "Não é uma guerra, é terrorismo", denuncia PR polaco em Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório