Cabo Verde alarga ensino superior à ilha de Santo Antão já em setembro

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje o arranque do ensino superior em Santo Antão em setembro, voltado para as Ciências Agrárias, tornando-se na terceira ilha do país a receber esse nível de ensino.

Cabo Verde pede apoio de São Tomé para expor dificuldades dos Estados insulares

© Lusa

Lusa
03/06/2022 20:42 ‧ 03/06/2022 por Lusa

Mundo

Cabo Verde

"Ainda este ano letivo 2022/2023 estaremos em condições de avançar com o arranque oficial", anunciou o chefe do Governo, de visita a Santo Antão, durante a qual foi assinado um protocolo para a "instalação provisória" de um polo da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), estatal, na cidade de Porto Novo, naquela ilha.

"É um compromisso firme e que tem a ver com a política do Governo relativamente ao ensino superior que associa o conhecimento, a investigação à vocação das ilhas", afirmou Ulisses Correia e Silva.

Para o governante, "mais que instalações, o importante são os conteúdos e a excelência do ensino".

"E ciências agrárias em Santo Antão, por razões óbvias, é uma ilha com a componente agrícola muito forte, ao longo da sua história e tradição, o que faz com que o polo universitário sirva a ilha, mas também Cabo Verde", acrescentou.

O primeiro-ministro considerou que esta será "uma oferta de qualidade", que terá "impacto social e económico muito forte", levando "conhecimento e investigação" com uma "forte ligação com os produtores agrícolas e a classe empresarial".

"Por outro lado, o ambiente universitário é importante e contagiante para levar alunos de todos os municípios e de outras ilhas a Santo Antão, e quiçá da nossa região mais próxima. Temos condições de criar polos de referência e que agregam valor", disse ainda.

Concretizando-se a instalação deste polo da UTA, a ilha de Santo Antão, a mais montanhosa do arquipélago e predominantemente agrícola, será a terceira de Cabo Verde a receber o ensino universitário, depois de Santiago e de São Vicente.

"É o mesmo conceito que levamos à ilha do Fogo, associado ao vulcanismo. A intenção e ter um ensino superior de proximidade e mais vocacionado para as potencialidades de cada ilha", descreveu ainda Ulisses Correia e Silva.

O ministro da Educação de Cabo Verde anunciou em janeiro último que o Instituto Superior de Agronomia de Lisboa estava a trabalhar com as autoridades cabo-verdianas na oferta formativa dos primeiros cursos de ensino superior a instalar na ilha de Santo Antão.

"Trabalhamos com o Instituto Superior de Agronomia de Lisboa para nos ajudar a desenhar a oferta formativa em matéria de agronomia e de zootecnia", disse o ministro da Educação, Amadeu Cruz, no parlamento.

Leia Também: Série sobre cantora Cesária Évora começa a ser rodada em setembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas