Uma estátua de Margaret Thatcher, inaugurada no dia 15 de maio em Grantham, LincoInshire, na Inglaterra, foi vandalizada pela segunda vez no domingo.
O primeiro ataque surgiu horas após a inauguração, quando um homem lançou um ovo sobre a estátua de três metros. O responsável, vice-diretor de uma universidade de artes, ficou sujeito a uma multa de 90 libras [cerca de 105 euros].
Já no domingo, a polícia de LincoInshire, citada pela imprensa britânica, revelou que, “pouco antes das 23h15 de ontem [sábado]”, recebeu “relatos de uma pessoa nas câmaras de segurança a agir de forma suspeita perto do local”. A estátua foi atingida com tinta vermelha. Foi também encontrado um graffiti do martelo e foice, símbolo do comunismo, numa proteção da estátua.
“O caso está a ser tratado como um dano criminal e está em curso um inquérito”, acrescentou a autoridade.
A estátua de três metros de altura e com um custo avaliado em 300 mil libras [352 mil euros] foi inaugurada em Grantham, cidade natal da primeira primeira-ministra do Reino Unido, no passado dia 15.
Margaret Thatcher governou o Reino Unido entre 1979 e 1990. Morreu, aos 87 anos, a 8 de abril de 2013, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Leia Também: Quadro Mona Lisa atacado com um bolo no Museu do Louvre