Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Quadro Mona Lisa atacado com um bolo no Museu do Louvre

O autor do ataque estava disfarçado com uma cadeira de rodas e uma peruca. Este episódio marca mais um incidente no atribulado histórico de exposição do mais famoso quadro de Leonardo da Vinci.

Notícias ao Minuto

07:55 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Cultura França

O quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi alvo, no domingo, de um ataque de vandalismo no Museu do Louvre, em Paris. Segundo revela o jornal espanhol El País, um visitante do museu atirou um bolo à famosa pintura a óleo, que estava protegida por um vidro de segurança.

O autor do ataque estava disfarçado com uma cadeira de rodas e uma peruca. Antes de ser expulso do local, gritou: “Há pessoas a tentar destruir o planeta. Pensem na Terra, pensem sobre isso”

Ainda de acordo com relatos recolhidos pelo El País, os funcionários do museu iniciaram a limpeza da sala e o quadro não ficou danificado. A identidade do homem permanece desconhecida.

O ataque surge depois de, em 2009, uma turista ter lançado uma xícara de chá ao quadro, danificando o vidro de segurança. Já em 1974, enquanto estava em exposição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou lançar, sem sucesso, tinta vermelha à pintura. Antes, em 1956, fora alvo de dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra.

Em 1911, o quadro foi roubado pelo artista italiano Vincenzo Peruggia, tendo sido resgatado apenas dois anos mais tarde. 

Leia Também: Antigo diretor do Louvre suspeito de tráfico de antiguidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório