Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Negociações de paz? Rússia acusa Ucrânia de "declarações contraditórias"

O porta-voz do Kremlin afirma que as negociações de paz estão "congeladas por decisão do lado ucraniano".

Negociações de paz? Rússia acusa Ucrânia de "declarações contraditórias"
Notícias ao Minuto

16:11 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusou esta sexta-feira a Ucrânia de ser responsável pela estagnação das negociações para um cessar-fogo e afirmou que Kyiv faz “declarações contraditórias”.

“As negociações estão congeladas por decisão do lado ucraniano”, afirmou Peskov, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters. 

“Em geral, a liderança da Ucrânia faz constantemente declarações que se contradizem umas às outras. Isto não nos permite compreender plenamente o que o lado ucraniano quer", acrescentou.

A posição da Rússia surge depois de, esta manhã, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmar que Moscovo não estava preparada para ter conversações de paz “sérias”. Num discurso, dirigido a um ‘think tank’ na Indonésia, Zelensky considerou ainda que “há coisas a discutir com o líder russo”, Vladimir Putin.

"Não vos digo que o nosso povo está ansioso por falar com ele, mas temos de enfrentar as realidades daquilo por que estamos a passar. O que é que queremos desta reunião? Queremos as nossas vidas de volta... Queremos recuperar a vida de um país soberano dentro do seu próprio território", frisou.

Assinala-se hoje o 93.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior, mais de quatro mil civis morreram no conflito.

Leia Também: AO MINUTO: "Guerra total" vai durar; Diálogo com Putin é a solução

Recomendados para si

;
Campo obrigatório