Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vídeo mostra militares bielorrussos a maltratar refugiados na fronteira

Aviso: as imagens que se seguem podem chocar os leitores mais sensíveis.

Notícias ao Minuto

15:20 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Um vídeo divulgado no Twitter por um jornalista polaco - e partilhado pela Nexta- mostra refugiados a serem maltratados por tropas bielorrussas na fronteira com a Polónia.

Pietr Czaban refere que as imagens já terão alguns dias mas afirma que a situação é recorrente.

O jornalista alega que estas pessoas são recebidas com violência pelas forças de Lukashenko, necessitando de cuidados médicos. 

"O vídeo mostra como os bandidos de Lukashenko tratam os refugiados, migrantes", pode ler-se. 

Desde março, várias organizações humanitárias têm revelado preocupação com novos casos de violência e de migrantes que são empurrados para trás na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. No ano passado, milhares de pessoas do Afeganistão, Médio Oriente e África Central tentaram chegar à União Europeia, entrando ilegalmente na Polónia. A Polónia acusou o regime de Minsk de orquestrar este fluxo de migrantes.

Uma petição da Amnistia Internacional, em dezembro de 2021, dizia que "muitas mulheres, homens e crianças foram forçosamente devolvidos à Bielorrússia, muitas vezes com recurso à violência, e com milhares a serem obrigados a suportar as temperaturas gélidas que se faziam sentir, a par da fome". 

Leia Também: Migrantes resgatados pela Open Arms desembarcaram em Lampedusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório