Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dmytro Kuleba acusa Rússia de tentar "chantagear o mundo"

As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano surgem depois de a Rússia declarar disposição para negociar um corredor de navegação no Mar Negro.

Dmytro Kuleba acusa Rússia de tentar "chantagear o mundo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de tentar “chantagear o mundo” ao dizer que está pronta para desbloquear os portos do Mar Negro em troca do levantamento das sanções ocidentais.

O governante recorreu ao Twitter, esta quarta-feira, para manifestar que, no seu entender, "a Rússia agora chantageia o mundo exigindo o levantamento das sanções em troca do desbloqueio das exportações de alimentos da Ucrânia".

Acrescentou ainda que "qualquer político ou funcionário estrangeiro que pense em aceitar este jogo deve primeiro visitar os túmulos de crianças ucranianas mortas e conversar com os seus pais".

Recorde-se que a Rússia declarou hoje disposição para negociar um corredor de navegação no Mar Negro para navios com cereais bloqueados nos portos da Ucrânia, isto no mesmo dia em que anunciou que o porto de Mariupol voltou a estar operacional.

"Declaramos mais do que uma vez que a solução do problema alimentar exige concentração global e está relacionada com o levantamento das sanções contra as exportações e as transações financeiras [russas]", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia Andrei Rudenko, citado pela agência Interfax, esta quarta-feira. "A Rússia está disposta a dar um passo humanitário", acrescentou.

Leia Também: Ucrânia. Rússia quer negociar corredores de navegação no Mar Negro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório