Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Gigante mineiro declara-se culpado e paga multa de mil milhões de dólares

O gigante mineiro suíço Glencore chegou a acordo com as autoridades dos Estados Unidos para o pagamento de 1.000 milhões de dólares em multas, para terminar com duas investigações sobre alegados subornos e manipulação de preços.

Gigante mineiro declara-se culpado e paga multa de mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

06:55 - 25/05/22 por Lusa

Mundo EUA

O Departamento de Justiça norte-americano divulgou esta terça-feira que a Glencore se irá declarar culpada em ambos os casos, assim como dois ex-funcionários da empresa envolvidos nos alegados crimes.

A multinacional, que confirmou o acordo em comunicado, anunciou ainda que também concordou em declarar-se culpada e pagar multas por investigações em curso no Reino Unido e no Brasil.

No Brasil, a empresa, ativa no comércio de matérias-primas, mas também proprietária de inúmeras minas de cobre e carvão, planeia pagar 40 milhões de dólares, enquanto o valor das multas a serem pagas no Reino unido ainda não foi acertado, pode ler-se no comunicado de imprensa.

A Glencore tinha sido indiciada em 2018, pelo Departamento de Justiça dos EUA, como parte de uma vasta investigação por corrupção, ligada às suas atividades na Nigéria, Venezuela e República Democrática do Congo.

Seguiram-se outros processos lançados por outras autoridades.

As investigações ainda estão em andamento na Suíça e nos Países Baixos, onde a Glencore é suspeita de não ter implementado as medidas necessárias para prevenir casos de corrupção.

Leia Também: Trump paga 110.000 dólares por desrespeito ao tribunal de Nova Iorque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório