O Departamento de Justiça norte-americano divulgou esta terça-feira que a Glencore se irá declarar culpada em ambos os casos, assim como dois ex-funcionários da empresa envolvidos nos alegados crimes.
A multinacional, que confirmou o acordo em comunicado, anunciou ainda que também concordou em declarar-se culpada e pagar multas por investigações em curso no Reino Unido e no Brasil.
No Brasil, a empresa, ativa no comércio de matérias-primas, mas também proprietária de inúmeras minas de cobre e carvão, planeia pagar 40 milhões de dólares, enquanto o valor das multas a serem pagas no Reino unido ainda não foi acertado, pode ler-se no comunicado de imprensa.
A Glencore tinha sido indiciada em 2018, pelo Departamento de Justiça dos EUA, como parte de uma vasta investigação por corrupção, ligada às suas atividades na Nigéria, Venezuela e República Democrática do Congo.
Seguiram-se outros processos lançados por outras autoridades.
As investigações ainda estão em andamento na Suíça e nos Países Baixos, onde a Glencore é suspeita de não ter implementado as medidas necessárias para prevenir casos de corrupção.
Leia Também: Trump paga 110.000 dólares por desrespeito ao tribunal de Nova Iorque