Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Ucrânia. ONU pede para que outros países não caiam no esquecimento

O responsável máximo da ONU para os Refugiados pediu que os países aceitassem refugiados, não seguindo assim o exemplo da Suécia, que, no início do conflito, disse que iria ajudar a Ucrânia, mas não acolher pessoas.

Ucrânia. ONU pede para que outros países não caiam no esquecimento
Notícias ao Minuto

16:06 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O alto-comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados avisou, esta sexta-feira, os países que estão concentrados em ajudar a Ucrânia durante esta "crise colossal" para que não se esqueçam de outras nações.

"Infelizmente, a crise de deslocados está a aumentar. Uma mensagem importante a passar é a de que não há só a Ucrânia e não deveríamos esquecer-nos dos restantes", disse Filippo Grandi, citado pela Reuters.

O responsável da ONU já tinha falado com o chefe da diplomacia europeia acerca deste assunto. Segundo Josep Borrell, Grandi disse-lhe que a 'linha vermelha' de  milhões de deslocados por todo o mundo estava perto de ser ultrapassada.

Durante uma reunião, em que para além de Borrell e Grandi, estiveram presentes vários ministros europeus, a ONU pediu para que os países cooperassem e recebessem refugiados - algo que a Suécia disse que não iria fazer, logo no início do conflito.

"Se fizermos isso e ao mesmo tempo enfraquecermos a nossa resposta noutras países, não vai resultar. Vamos ter um custo maior nos outros sítios", lembrou.

Leia Também: Mali. Rússia negoceia envio de armas, trigo e petróleo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório