Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 27º

Espanha já será o país com mais casos de Monkeypox do mundo

21 dos 30 casos confirmados localizam-se em Madrid e os restantes "desconhece-se a localização", indica o mesmo jornal. Até ao momento, todos os casos positivos no país são homens. 

Espanha já será o país com mais casos de Monkeypox do mundo
Notícias ao Minuto

12:47 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

Espanha já será o país com maior número de casos de Monkeypox ('varíola dos macacos') do mundo. A informação é avançada tanto pelo jornal La Vanguardia quanto pelo El País que dão conta que o número de casos confirmados já chegou aos 30 (com 23 a serem confirmados esta sexta-feira) e há ainda mais 19 suspeitos. 

Vinte e um dos casos confirmados localizam-se em Madrid e os restantes "desconhece-se a localização", indica a imprensa espanhola. Até ao momento, todos os casos positivos são homens. 

Os 19 casos suspeitos localizam-se também na capital espanhola. 

Recorde-se que Portugal tem, até agora, confirmado 14 casos do vírus. O mais recente país europeu a confirmar os primeiros casos foi a Alemanha esta manhã, com um caso positivo

A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

A Direção-Geral de Saúde aconselha a quem possuir estes sintomas que aconselhamento clínico.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.

Leia Também: Alemanha confirma primeiro caso de Monkeypox

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório