Washington "apoia fortemente" adesão de Suécia e Finlândia à NATO

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que "saúda calorosamente e apoia fortemente as candidaturas históricas da Finlândia e da Suécia na adesão à NATO", de acordo com um comunicado da Casa Branca.

joe biden, transição, presidente eleito

© Mark Makela/Getty Images

Lusa
18/05/2022 18:06 ‧ 18/05/2022 por Lusa

Mundo

NATO

 

"dummyPub">

"Enquanto os seus pedidos de adesão à NATO estão a ser considerados, os Estados Unidos trabalharão com a Finlândia e com a Suécia para permanecerem vigilantes contra quaisquer ameaças à nossa segurança comum, e para deter e responder a qualquer agressão ou ameaça de agressão", acrescentou Biden.

O Presidente norte-americano - que receberá a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o Presidente finlandês, Sauli Niinisto, na Casa Branca, na quinta-feira -- disse ainda que está "ansioso para trabalhar com o Congresso e com os aliados da NATO para trazer rapidamente a Finlândia e a Suécia para a mais forte aliança de Defesa da história".

Os dois países nórdicos apresentaram hoje formalmente pedidos de adesão à NATO, mas a Turquia -- que, tal como todos os países membros tem direito de veto em caso de alargamento - recusou para já a abertura das negociações de adesão.

Historicamente não-alinhados, Suécia e Finlândia há vários anos que colaboravam com a NATO, mas a invasão russa da Ucrânia levou os governos dos dois países a repensarem o seu posicionamento face à Aliança Atlântica.

Leia Também: Turquia bloqueou início da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas