Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia bloqueou início da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

A Turquia bloqueou hoje o início do processo da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.

Turquia bloqueou início da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO
Notícias ao Minuto

17:40 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Turquia bloqueou hoje o início do processo da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, segundo o Washington Post.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, justificou o bloqueio da Turquia à adesão dos dois países à aliança militar com a acusação de que Suécia e a Finlândia dão abrigo a pessoas ligadas a grupos que a Turquia considera terroristas - incluindo o grupo militante do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e seguidores de Fethullah Gulen. 

Numa reunião dos embaixadores da NATO, a Turquia disse que ainda precisava de trabalhar algumas questões relacionadas com a adesão da Finlândia e da Suécia à aliança, de acordo com dois funcionários familiarizados com o debate, que falaram na condição de anonimato para discutir as sensíveis conversações de porta fechada.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan opôs-se à concessão de asilo pela Suécia a membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, e indicou que procurará outras concessões se quiser permitir que a expansão prossiga.

Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram hoje de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento "histórico".

O secretário-geral da organização garantiu que os 30 países membros da NATO estão determinados em "trabalhar em todas as questões" do processo de alargamento e em "alcançar conclusões rápidas", isto numa altura em que a Turquia ainda coloca obstáculos à adesão de Suécia e Finlândia.

Leia Também: AI alarmada com destino de militares de Azovstal após execução de detidos


 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório