Acordo nuclear com Irão "longe de adquirido", diz Washington

Os Estados Unidos consideraram hoje estar "longe de adquirido" um compromisso com o Irão para retomar o acordo sobre o nuclear iraniano, apesar do otimismo demonstrado pela União Europeia após a missão do seu negociador a Teerão.

U.S. President Joe Biden speaks during a State of the Union address at the U.S. Capitol in Washington, D.C., U.S., on Tuesday, March 1, 2022. Biden's first State of the Union address comes against the backdrop of Russia's invasion of Ukraine and the subse

© Getty Images

Lusa
13/05/2022 19:48 ‧ 13/05/2022 por Lusa

Mundo

EUA

"O Irão deve decidir se insiste nas condições que nada têm a ver" com o nuclear "ou se pretende concluir um acordo rapidamente", disse um porta-voz da diplomacia norte-americana em declarações à agência noticiosa AFP.

"Nós e os nossos parceiros estamos prontos, já há algum tempo. A bola está no campo do Irão", acrescentou.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou hoje que a visita "muito positiva" esta semana a Teerão do seu enviado Enrique Mora permitiu relançar as conversações que estavam "em ponto morto". As negociações "foram retomadas" e "existe uma perspetiva de garantir um acordo final", disse em Wangels, norte da Alemanha, onde participa numa reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7.

"Agradecemos, como sempre" a enrique Mora "e à sua equipa pelos seus esforços e aguardamos ansiosamente contactos mais detalhados com eles", assegurou o porta-voz norte-americano. "Dito isto, na atual situação o acordo está longe de adquirido", relativizou.

As negociações iniciadas há um ano em Viena entre Teerão e as grandes potências destinam-se a recuperar o texto de 2015 que enquadra o programa nuclear iraniano, moribundo desde a retirada unilateral em 2018 dos Estados Unidos no decurso da administração de Donald Trump, que reimpôs draconianas sanções ao Irão, e que em resposta promoveu um progressivo afastamento do acordo.

Em Teerão, envolvido em esforços para relançar o acordo de 2015, esteve também o emir do Qatar, Tamim ben Hamad Al Thani.

O emir do Qatar, que quinta-feira chegou a Teerão para uma visita de um dia, encontrou-se com o guia supremo do Irão Ali Khamenei e o Presidente iraniano Ebrahim Raissi, enquanto Mora manteve pelo segundo dia conversações com o negociador chefe iraniano Ali Bagheri, indicou a agência noticiosa oficial Irna.

Leia Também: Emir do Qatar e enviado da UE tentam relançar acordo nuclear de 2015

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas