Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia tenta impedir avanço dos ucranianos até à fronteira em Kharkiv

As tropas russas estão a tentar impedir as forças ucranianas de avançarem até à fronteira entre os dois países na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, alertou esta quinta-feira o ministério ucraniano da Defesa.

Rússia tenta impedir avanço dos ucranianos até à fronteira em Kharkiv
Notícias ao Minuto

23:24 - 12/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Na direção de Kharkiv, unidades do Exército russo estão a reagrupar-se e a tentar impedir o avanço das nossas tropas em direção à fronteira", realçou Oleksandr Motuzyanyk, porta-voz do Ministério da Defesa, durante a habitual conferência com jornalistas.

Para impedir os avanços, "os invasores lançam ataques de artilharia incessantes contra as nossas unidades militares para infligir perdas humanas, assim como para danificar armas e equipamentos militares", sublinhou ainda, citado pela Associated Press (AP).

A mesma fonte não esclareceu a que distância as forças ucranianas estão da fronteira na região de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

Segundo o ministério ucraniano da Defesa, as forças de Moscovo estão a abrir fogo "ao longo de toda a linha de confronto" no leste da Ucrânia e a tentar penetrar nas defesas ucranianas.

Também esta quinta-feira, o Estado-Maior do Exército ucraniano salientou, no comunicado operacional diário, que as forças russas continuam as suas tentativas para invadir várias cidades na região do Donbass, mas sem sucesso.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais cerca de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Socorristas ucranianos sonham com Kharkiv em paz para "cão de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório