Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nepal fecha fronteiras com Índia e China antes das eleições locais

O Nepal decretou o encerramento das fronteiras internacionais com a Índia e a China durante três dias, até à realização das eleições locais na próxima sexta-feira, as segundas em 20 anos.

Nepal fecha fronteiras com Índia e China antes das eleições locais
Notícias ao Minuto

12:48 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Nepal

"Todos os pontos fronteiriços [com a Índia e a China] estarão encerrados desde terça-feira e até sexta-feira, sendo permitidos apenas serviços de emergência", declarou o porta-voz do Ministério do Interior do país, Phanindra Mani Pokharel.

A medida foi considerada pelas autoridades como necessária para prevenir incidentes de segurança durante as eleições locais, que se realizam em 753 entidades por todo o país, com 30 milhões de pessoas, para eleger 35.221 representantes.

As autoridades do Nepal, que partilham a fronteira de 1.800 quilómetros com a Índia e quase 1.400 quilómetros com a China, proibiram também a venda de álcool até ao fecho das urnas e a circulação de veículos privados e públicos, com exceção para os de emergência, durante as horas de votação.

A Associação de Operadores de Linhas Aéreas afirmou em comunicado que todos os voos domésticos permanecerão suspensos na sexta-feira, exceto para operações de salvamento, enquanto os voos internacionais funcionarão com normalidade. 

Estas são as segundas eleições locais, desde 2017, em democracia no Nepal e realizam-se apenas alguns meses antes das eleições parlamentares e para as assembleias provinciais, previstas para novembro.

Com o início da guerra civil no país em 1996, que se arrastou durante uma década, as eleições ficaram paralisadas até à instituição do processo de paz em 2008, quando se realizaram eleições para compor a Assembleia Constituinte.

Desde então, os sucessivos governos nepaleses dedicaram-se em alcançar um consenso sobre a Carta Magna, finalmente aprovada em 2015, tendo sido relegada para segundo plano, durante vários anos, a convocação de eleições municipais.

Leia Também: Latas de atum Bom Petisco surgem em ração de combate russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório