Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Golpe de Estado? Generais estarão a unir-se para tirar Putin do poder

Ex-generais e funcionários da KGB (secretas russas) querem acabar com a guerra na Ucrânia e livrar-se do presidente russo Putin, de acordo com mensagens a circular na rede social Telegram.

Golpe de Estado? Generais estarão a unir-se para tirar Putin do poder
Notícias ao Minuto

21:57 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Rumores de que se estará a formar um grupo de generais russos frustrados com a guerra que querem tirar Vladimir Putin do poder estão a deixar o Kremlin em alerta. 

De acordo com relatos dos meios de comunicação locais, que se baseiam em grupos do Telegram, ex-generais e funcionários da KGB (secretas russas) querem acabar com a guerra na Ucrânia e livrar-se do presidente russo, Vladimir Putin.

Muitos destes generais consideram a invasão um erro que está a provocar um desastre económico no país. 

A falta de progresso militar e o fracasso do exército de Putin, também está a levar ao aumento da tensão entre elementos das secretas e o Serviço Federal de Segurança (FSB) russo. 

Alegadamente, o grupo que se estará a formar é composto por ex-oficiais do FSB e ex-oficiais de outras unidades de inteligência russas e é denominado 'Siloviki'.

Vários analistas já levantaram a hipótese de que Putin possa enfrentar um golpe de Estado. Recorde-se que a invasão a que o líder russo chama de "operação militar especial" não correu da forma como este esperava tendo a resiliência e resistência do povo ucraniano dificultado a tarefa das tropas russas. 

No entanto, espera-se que Putin possa usar o dia 9 de maio, Feriado do Dia da Vitória, que comemora a vitória da União Soviética frente à Alemanha nazi, em 1945, para declarar-se vencedor na guerra contra a Ucrânia. 

Leia Também: Putin quer declarar vitória a 9 de maio (custe o que custar)  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório