Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

"Ponta do iceberg": Homens e meninos também foram violados por russos

Responsável da ONU afirma que denúncias feitas serão apenas "a ponta do iceberg" uma vez que os homens têm um maior estigma em denunciar este tipo de crime.

"Ponta do iceberg": Homens e meninos também foram violados por russos
Notícias ao Minuto

16:06 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A denúncia parte da representante especial das Nações Unidas (ONU) sobre Violência Sexual em Conflitos, Pramila Patten, que revela que têm sido reportados vários casos de violência sexual contra homens e meninos por parte de soldados russos na Ucrânia. 

Segundo a responsável, esta poderá ser apenas a "ponta do iceberg", uma vez que no caso das mulheres já é difícil denunciar, mas no caso de homens, o estigma é maior ainda tornando ainda mais complexo perceber o número real de violações durante a invasão.

Patten explica, esta terça-feira, que há já dezenas de casos de violência sexual pelas forças invasoras sob investigação acrescentando a o desafio que é para os sobreviventes masculinos denunciar.

“É difícil para mulheres e meninas denunciar [a violação] por causa do estigma, entre outros motivos, mas muitas vezes é ainda mais difícil para homens e meninos denunciar… temos que criar esse espaço seguro para todas as vítimas denunciarem casos de violência sexual”, sublinha, numa conferência de imprensa em Kyiv.

Apesar dessa dificuldade latente, a responsável da ONU apela a que os sobreviventes denunciem de forma a responsabilizar os agressores.

“A documentação de hoje será a acusação de amanhã”, disse Patten citada pelo jornal The Guardian.

Iryna Venediktova, PGR ucraniana, afirma possuir relatórios de violência sexual em homens e mulheres ucranianos de todas as idades, incluindo idosos e crianças. 

Leia Também: Autoridades ucranianas anunciam reabertura de corredores humanitários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório