Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reeleito presidente do Senado somali após longa crise política

Os senadores somalis reelegeram hoje como presidente da câmara alta um legislador crítico do chefe de Estado, Mohammed Abdullahi Mohammed Farmaajo, em mais um passo para as eleições presidenciais, adiadas várias vezes desde 2021 após uma longa crise política.

Reeleito presidente do Senado somali após longa crise política
Notícias ao Minuto

14:32 - 26/04/22 por Lusa

Mundo Somália

O veterano senador Abdi Hashi Abdullahi foi reeleito presidente do Senado com 28 votos do total de 54 assentos, derrotando o ministro dos Assuntos Constitucionais, Salah Jama, e o ministro da Informação, Cultura e Turismo, Osman Dubbe.

A eleição decorreu depois de, em 14 de abril, os legisladores do parlamento bicameral somali terem prestado juramento quando ainda faltava escolher duas dezenas de deputados da câmara baixa, de um total de 275.

Poucos dias depois, durante a realização da sua segunda sessão conjunta, pelo menos sete pessoas ficaram feridas por um ataque contra a sede do parlamento em Mogadíscio atribuído a extremistas islâmicos, em plena escalada de violência por parte do grupo Al-Shabab, que se opõe à realização de eleições.

Completar as eleições parlamentares é um passo imprescindível para a realização das eleições presidenciais neste país do Corno de África, adiadas várias vezes desde 2021 por disputas políticas, discrepâncias entre clãs e acusações de irregularidades, apesar de o mandato de Farmaajo ter terminado nesse ano.

Segundo a lei somali, o chefe de Estado deve ser escolhido pelos 329 membros do parlamento.

O adiamento sistemático das eleições é visto como uma distração face aos problemas do país, como a luta contra o Al-Shabab, que controla áreas rurais do centro e sul e quer instaurar um Estado islâmico ultraconservador.

A Somália vive num estado de conflito e caos desde que, em 1991, foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barre, o que deixou o país sem governo efetivo e nas mãos de senhores da guerra e milícias islamitas.

Leia Também: Convocados protestos na Turquia contra condenação de Kavala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório