Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Tribunal suspende execução de Melissa Lucio, que morreria amanhã

Lucio foi condenada por homicídio da filha de 2 anos, Mariah. A sua família pediu que a sua execução fosse suspensa.

Tribunal suspende execução de Melissa Lucio, que morreria amanhã
Notícias ao Minuto

12:49 - 26/04/22 por Marta Amorim

Mundo Melissa Lucio

O tribunal do Texas suspendeu a execução de Melissa Lucio, marcada para acontecer em dois dias, noticia a NBC

Lucio foi condenada pelo homicídio da filha de dois anos, Mariah. 

O mais alto tribunal criminal do Texas atrasou, esta segunda-feira, a execução de Melissa Lucio. Estava destinada a morrer esta quarta-feira.

A decisão do Tribunal de Apelação Criminal do Texas veio quando a Comissão de Perdão do estado também estava pronta para recomendar ao Governador Greg Abbott a suspensão da execução de Lucio.

Um tribunal inferior pode agora rever as alegações de Lucio de que a sua execução deveria ser suspensa com base em novas provas que a ilibariam na morte da sua filha de 2 anos.

"Agradeço a Deus pela minha vida", disse Lucio, 53 anos, numa declaração emitida pelos seus advogados.

Melissa é uma das seis mulheres no corredor da morte no estado e foi colocada para morrer via injeção letal; a última vez que o Texas executou uma mulher foi em 2014.

A mãe de 14 filhos, sentenciada à morte pelo assassinato da sua filha de dois anos num polémico caso, que desencadeou uma onda de solidariedade entre personalidades, como Kim Kardashian, e que ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos.

Melissa é acusada de matar Mariah, uma das suas filhas, que tinha apenas dois anos de idade. Os acontecimentos ocorreram em 2007, na cidade de Harlingen, no condado de Cameron, Texas.

A menina morreu durante o sono, dois dias depois de, segundo a versão da família, ter caído de um lance de escadas numa altura em que foi deixada sem vigilância. A família, que na altura era constituída por Melissa, o seu marido Robert Antonio Álvarez e doze filhos (mais tarde nasceriam mais dois), vivia em condições de extrema pobreza, sem água ou eletricidade e com sérias dificuldades diárias.

Mariah deixou de comer após a queda e morreu na cama dos seus pais. Os procuradores acusaram a sua mãe de homicídio involuntário com base numa confissão que ocorreu após um interrogatório de cinco horas, no qual Melissa negou a culpa mais de 80 vezes antes de dizer: "Não sei o que querem que eu diga. Acho que sou responsável".

Às três da manhã, realizou uma confissão "completamente extorquida", segundo Sabrina Van Tassel, diretora do documentário 'The State of Texas vs. Melissa', que estreou em 2020.

Essa confissão foi "a única (coisa) que tiveram contra (ela)", disse Van Tassel, convencida de que "não há nada que conecte Melissa Lucio com a morte de sua filha, não há DNA, não há testemunhas".

Os hematomas e contusões no corpo da criança levaram as autoridades a acreditar que se tratava de um episódio de abuso infantil. Para além dos vestígios no corpo de Mariah, os procuradores argumentaram que Melissa tinha anteriormente perdido a custódia outras crianças e que tinha um historial de consumo de drogas.

Nenhum dos filhos de Melissa a acusou de ser violenta. O promotor do caso foi condenado a prisão por corrupção e extorsão.

A defesa afirma que os investigadores não consideraram provas que demonstrassem que Mariah tinha problemas motores que poderiam ter causado a sua queda, e complicações circulatórias que explicariam os hematomas. Argumenta-se também que o facto de Melissa ter sido vítima de abuso desde os seis anos de idade - uma situação que se repetiu na sua vida adulta - a tornou particularmente vulnerável a um tratamento autoritário e agressivo como o que a acusação lhe aplicou.

O julgamento, em suma, durou mais de uma década e a condenação foi confirmada por vários tribunais do Texas. Mas em 2020, o documentário destacou as irregularidades em torno do veredicto e provocou uma onda de reações.

Celebridades como a influente Kim Kardashian (que estudou direito nos últimos anos e dá frequentemente a sua opinião sobre casos deste género nas suas redes sociais), o apresentador John Oliver, diferentes legisladores republicanos e democratas na legislatura do Texas e até o governo francês pediram que a execução fosse cancelada e que todo o processo fosse revisto.

Leia Também: Faltam 9 dias para Melissa Lucio ser executada nos EUA. Conheça o caso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório