Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fotógrafo que privou com Putin recorda detalhes. Tem um Beatle preferido

O fotógrafo Planton falou sobre a sessão fotográfica que realizou com Putin em 2007 durante as TED Talks, na semana passada.

Fotógrafo que privou com Putin recorda detalhes. Tem um Beatle preferido
Notícias ao Minuto

10:52 - 20/04/22 por Teresa Banha

Mundo Vladimir Putin

As TED Talks regressaram ao formato presencial no Canadá na semana passada e, entre a presença de Elon Musk e a angariação de mais de dois milhões destinados às militares ucranianas e à união de refugiados com famílias de acolhimento europeias, Vladimir Putin também foi protagonista, no palco onde se realizam as conferências mais famosas do mundo.

O presidente da Rússia foi tema da conversa de Planton, o fotógrafo que capturou a imagem com quem Putin foi apresentado ao mundo como 'Pessoa do Ano' pela Time, em 2007.

O britânico explicava como 'quebrava o gelo' com as personalidades que fotografava, entre as quais estão Michele Obama, Muhammad Ali ou os membros da banda Pussy Riot.

Platon Antoniou, mais conhecido apenas pelo primeiro nome, contou que foram os Beatles, que são uma das bandas mais importantes na história da música ocidental, o tema-chave para fazer com que o fotógrafo se conseguisse aproximar do líder russo.

O fotógrafo terá perguntado ao, na altura, primeiro-ministro da Rússia, se alguma vez tinha ouvido a banda de rock britânica. "Eu adoro os Beatles", terá dito Putin, confessando ao fotógrafo que o êxito 'Yesterday' era a sua música favorita e que Paul McCartney era o seu membro favorito.

"Aquela conexão que tive com ele permitiu-me estar à vontade, e acabei por ficar a pouco mais de três centímetros do nariz dele e tirei-lhe uma fotografia", contou. "A verdade é que aquele é o rosto do poder e autoridade na Rússia", rematou.

O fotógrafo britânico já tinha, em 2016, contado esta história. Segundo o que contou na altura ao Huffington Post, a primeira interação com o responsável foi na presença de dois tradutores, pelo menos cinco conselheiros políticos e seguranças. "Carecas, com cicatrizes. Vocês sabem: homens robustos", descreveu, contando que quando lhe fez a pergunta. Vladimir Putin terá mandado todos os que estavam presentes abandonar a sala. "Imediatamente", terá dito, antes de responder naquilo a que fotógrafo chamou "um inglês perfeito".

Leia Também: Moscovo e Erevan celebram normalização das relações arménio-turcas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório