Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Moscovo e Erevan celebram normalização das relações arménio-turcas

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinián, celebraram hoje o início da normalização das relações arménio-turcas e concordaram em interagir para regularizar os laços entre arménios e azeris.

Moscovo e Erevan celebram normalização das relações arménio-turcas
Notícias ao Minuto

22:54 - 19/04/22 por Lusa

Mundo Rússia

"Putin e Pashinian saudaram o processo de normalização das relações arménio-turcas iniciado graças à cooperação russa", disseram os líderes dos dois países num comunicado conjunto divulgado pelo Kremlin.

As partes concordaram em "intensificar a interação trilateral da Arménia, Rússia e Azerbaijão para promover a normalização das relações entre o Azerbaijão e a Arménia e em toda a região em geral".

Vladmir Putin e Nikol Pashinián concordaram em "acelerar a criação de uma comissão bilateral para delimitação e segurança na zona de fronteira arménio-azeri, com cooperação russa na forma de consultas a pedido das partes".

Além disso, também analisaram a importância de resolver "o mais rápido possível" os principais desafios humanitários e resolver o conflito de Nagorno-Karabakh através da diplomacia.

"Neste contexto, observaram a importância de usar o potencial e a experiência do Grupo de Minsk da OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa], segundo o seu mandato internacional", lê-se no comunicado.

O chefe de Estado russo e líder do Governo arménio também enfatizaram "a contribuição do contingente de paz russo para garantir a segurança, criar condições favoráveis e seguras para a vida da população de Nagorno-Karabakh".

Pashinián pediu para "aumentar a eficácia" do contingente russo durante o seu encontro com Putin.

As relações entre Baku e Erevan têm-se deteriorado há mais de três década, quando ambos os países ainda pertenciam à União Soviética, devido às reivindicações territoriais na região de Nagorno-Karabakh, um território do Azerbaijão habitado principalmente por arménios.

Após duas guerras, a mais recente em 2020, o Azerbaijão e a Arménia concordaram com um cessar-fogo que foi mantido desde então por um contingente militar russo implantado em Nagorno-Karabakh para garantir o cumprimento.

O primeiro-ministro arménio convidou o Presidente da Rússia a visitar Erevan durante a próxima cimeira da Organização do Tratado de Segurança Coletiva prevista para 2022.

Leia Também: Moscovo pede a todos os militares ucranianos para que "deponham as armas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório