Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pentágono. Atuais operações russas são "prelúdio" de ofensiva muito maior

De acordo com um alto funcionário dos Estados Unidos, que falou sob condição de anonimato, a Rússia está a aumentar a sua capacidade militar para uma nova ofensiva. 

Pentágono. Atuais operações russas são "prelúdio" de ofensiva muito maior

O Pentágono considera que as operações russas a sudoeste de Donetsk e ao sul de Izium, na Ucrânia, são um "prelúdio" para uma ofensiva muito maior no país. 

De acordo com um alto funcionário dos Estados Unidos, que falou sob condição de anonimato, a Rússia atua em Donetsk e zona sul de Izium com mísseis de longo alcance, principalmente de artilharia, mas está a aumentar a sua capacidade militar para uma nova ofensiva. 

Estarão a ser introduzidos novos grupos táticos russos (BTG), segundo refere este funcionário, citado pelo jornal El Mundo. 

Segundo o jornal ABC News, a crença do Pentágono de uma ofensiva maior baseia-se também nos comentários do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavron, que falavam na terça-feira de uma segunda fase da guerra.  

"Achamos que este é um prelúdio de operações ofensivas maiores que potencialmente ainda estão por vir aqui", disse o funcionário citado pela ABC News.

Recorde-se que a Rússia lançou na segunda-feira uma ofensiva em Donbass classificada como a 2.ª fase da guerra

Leia Também: Rússia recrutou cerca de 20 mil mercenários para combater no Donbass

Recomendados para si

;
Campo obrigatório