Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Matan Ruak vota confiante na renovação do mandato do Presidente

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, mostrou-se hoje confiante na reeleição do Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo, não equacionando sequer uma derrota na segunda volta das presidenciais, que decorrem hoje.

Matan Ruak vota confiante na renovação do mandato do Presidente
Notícias ao Minuto

06:27 - 19/04/22 por Lusa

Mundo Eleições

"O número 2 vai ganhar. Está garantido que vai vencer", disse Taur Matan Ruak depois de votar numa escola no bairro de Metiaut em Díli.

Recorde-se que na segunda volta da campanha Taur Matan Ruak foi um dos líderes mais ativos no apoio a Francisco Guterres Lú-Olo, numa estratégia que colou os três partidos do Governo, PLP, Fretilin e KHUNTO no apoio à recandidatura.

Rejeitando sequer equacionar a derrota -- "não, vai mesmo ganhar" -- Taur disse que a prioridade, depois da eleição e se Lú-Olo vencer, é consolidar o trabalho feito até aqui.

"A prioridade é avançar e consolidar a governação e preparar-se para 2023. Isso dará mais solidez, garantindo estabilidade política e governativa do país, para se avançar com o desenvolvimento, combater a pobreza e a má nutrição e todos os males que assolam o país", disse.

Taur Matan Ruak considerou "normal na democracia" o extremar de posições durante a campanha, afirmando que "Timor-Leste tem 20 anos, e há países mais consolidados que são ainda pior que isso".

José Ramos-Horta, que venceu a primeira volta com 46,51% dos votos, parte como favorito na votação para determinar quem lidera o país até 2027, à frente de Francisco Guterres Lú-Olo, que obteve a 19 de março 22,14% dos votos.

As urnas abriram às 07:00 (23:00 de segunda-feira, hora de Lisboa) e fecham às 15:00 (07:00, hora de Lisboa).

No arranque da votação nota-se uma afluência menor em vários locais de votação visitados pela Lusa, comparativamente à mesma hora na primeira volta.

Leia Também: Timor: Eleitores votam terça-feira na segunda volta das presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório