Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tunísia. Deputados europeus pedem ao Presidente um "verdadeiro diálogo"

Quatro deputados europeus apelaram hoje ao Presidente da Tunísia para que promova um "verdadeiro diálogo" com os partidos políticos e a sociedade civil, cujos representantes lhes manifestaram "dúvidas" sobre a disponibilidade de envolvimento de Kais Saied.

Tunísia. Deputados europeus pedem ao Presidente um "verdadeiro diálogo"
Notícias ao Minuto

19:13 - 13/04/22 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

"Entre os nossos interlocutores existem muitas dúvidas de que o Presidente tenha a vontade de escutar e de reagir às suas propostas", declarou aos 'media' Michael Gahler, um representante alemão do Partido Popular Europeu (PPE, direita) e chefe da delegação.

Durante três dias, a missão de quatro deputados -- Ghaler, o espanhol Javier Nart (Renew Europe, liberal), o sueco Jakop Dalunde (Verdes) e a italiana Andrea Cozzolino (centro-esquerda) -- encontraram-se com diversos intervenientes da paisagem político-sindical tunisina.

Os europeus, através da Comissão e do Parlamento Europeu, têm manifestado a sua inquietação nos últimos meses, na sequência do golpe de força do Presidente Saied, que em 25 de julho de 2021 assumiu plenos poderes e que no final de março passado dissolveu o parlamento tunisino.

Em comunicado, a delegação apelou a "que os tunisinos se envolvam com urgência num diálogo inter-tunisino global e estruturado, incluindo representantes do Governo, dos partidos políticos, dos sindicatos, da sociedade civil e das organizações feministas".

Segundo Gahler, a delegação pediu a Saied um "verdadeiro diálogo nacional e inclusivo" antes do referendo constitucional previsto para 25 de julho e das legislativas de 17 de dezembro.

Diversos membros da delegação recordaram que as ajudas da União Europeia, um doador decisivo da Tunísia, estão condicionadas às reformas políticas.

No entanto, Andrea Cozzolino considerou que a Europa "não pode permitir que se registe um falhanço da Tunísia" e deverá "ajudar nesta fase de transição política", fornecendo um impulso às negociações" em curso para uma nova ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia Também: Tunísia: Mais de mil manifestantes protestam contra o presidente Saied

Recomendados para si

;
Campo obrigatório