Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: Violência sexual? Rússia nega acusações; Mortes em Kharkiv

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Violência sexual? Rússia nega acusações; Mortes em Kharkiv

Ao 49.º de guerra na Ucrânia, a porta-voz da conferência de líderes parlamentares, Maria da Luz Rosinha, anunciou que o presidente da Ucrânia vai falar ao Parlamento no próximo dia 21.

De acordo com a responsável, a sessão, que decorrerá na quinta-feira da próxima semana, terá início às 15h. Apesar de Marcelo Rebelo de Sousa marcar presença na sessão, só o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva irá discursar, a par de Volodymyr Zelensky.

Na terça-feira, Joe Biden utilizou pela primeira vez a palavra "genocídio" para descrever os acontecimentos que têm ocorrido na Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos é o único líder a utilizar publicamente esse termo, tendo o presidente de França rejeitado essa ideia. "São dois povos irmãos", reiterou Emmanuel Macron esta quarta-feira. Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou o uso da palavra "genocídio" para descrever o conflito entre os dois países como "inaceitável".

Por outro lado, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) descreveu hoje o território ucraniano como um "cenário de crime". Karim Khan fez estas afirmações durante uma visita à cidade de Bucha, perto de Kyiv.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h - Boa noite. Encerramos aqui este registo AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. O acompanhamento será retomado ao início da manhã desta quinta-feira.

23h55 - Zelensky pede a UE que dê 'luz verde' a embargo ao petróleo

O presidente da Ucrânia pediu aos líderes da União Europeia para darem pararem de "patrocinar a máquina de guerra russa". "Antes de mais, precisamos de um embargo ao petróleo", disse, durante o discurso desta quarta-feira.

De acordo com o Guardian, Volodymyr Zelensky falou ainda sobre a presença dos especialistas do Tribunal Penal Internacional em Bucha esta quarta-feira. "Vamos arrástá-los para tribunal. E não apenas pelo que fizeram em Bucha", disse, acrescentando que continua a remoção das minas terrestres alegadamente deixadas pelas tropas russas no norte da Ucrânia.

23h37 - "O tempo não está do nosso lado"

O porta-voz do Pentágono reconheceu hoje que alguns equipamentos militares enviados pelos EUA para a Ucrânia vão exigir que haja algum tipo de treino. "Sabemos que o tempo não é nosso amigo", disse John Kirby, durante uma conferência de imprensa.

23h28 - Kremlin vai discutir eventuais subsídios para as companhias aéreas

O governo russo vai discutir se as companhias aéreas e aeroportos vão receber subsídios para apaziguar os danos económicos provocados pelas sanções impostas pelos países que apoiam a Ucrânia. A informação é avançada pela Interfax, que diz que 11 aeroportos poderão ser abrangidos por esta medida.

23h09 - Ucrânia diz que destruiu navio russo

O governador de Odessa anunciou que as forças ucranianas destruíram um navio russo no Mar Negro. "Os mísseis de cruzeiro Neptune que protegem o Mar Negro provocaram destruições graves no navio russo", escreveu Maksym Marchenko no Telegram.

22h42 - Governo dos EUA vai abrir investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia?

A porta-voz da Casa Branca disse hoje, segundo a Reuters, que a administração Biden ainda iria decidir se iria lançar ou não uma investigação sobre eventuais crimes de guerra cometidos na Ucrânia. Já o porta-voz do Departamento do Estado do país não respondeu a esta questão, dizendo que os EUA iam apoiar os esforços para determinar se a Rússia tinha cometido crimes de guerra. 

As afirmações surgem um dia depois de o presidente dos EUA ter utilizado o termo "genocídio" para descrever a invasão das tropas russas na Ucrânia.

22h27 - Tropas russas fizeram 300 pessoas reféns durante um mês em Chernihiv

O ministro da Defesa da Ucrânia disse que as tropas russas fizeram cerca de 300 pessoas reféns numa cave perto de Chernihiv. Segundo o responsável, que partilhou uma fotografia de uma porta e uma parede na qual estão contados os dias que as pessoas passaram na cave, pelo menos 18 destas pessoas morreram.

22h10 - "Povos irmãos"? Zelensky diz que foi "doloroso" ouvir comentário de Macron

Volodymyr Zelensky disse hoje que foi "doloroso" ouvir os comentários de Macron sobre a Ucrânia e a Rússia serem, nas palavras do presidente de França, "povos irmãos". "Coisas assim são muito difíceis de ouvir, por isso vou dar o meu melhor para discutir esse assunto com ele", disse o presidente da Ucrânia, segundo a Sky News.

21h48 - Rússia nega acusações "insultuosas" sobre violações sexuais na guerra
 
A Rússia negou hoje perante o Conselho de Segurança nas Nações Unidas as acusações de violações sexuais por parte de militares russos na guerra na Ucrânia, as quais classificou como "insultuosas" e "sem bases".

21h25 - Ataque em Kharkiv provoca a morte a quatro civis

O governador de Kharkiv anunciou hoje que pelo menos quatro civis morreram na sequência de um ataque das tropas russas na cidade, segundo avança a agência France-Presse.

21h18 - "Graves violações" de direitos humanos pela Rússia não ficarão impunes
 
A União Europeia (UE) garantiu hoje que "não haverá impunidade" perante as ações das forças russas na Ucrânia, após um relatório da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) ter apontado para graves violações de direitos humanos.

21h06 - "Baixa moral e desencanto" entre os militares russos mais jovens

O porta-voz do Pentágono afirmou, esta quarta-feira, que existia uma "baixa moral e desencanto" entre as camadas mais jovens das tropas russas. John Kirby acrescentou que também os líderes das tropas russas se sentiam "frustrados" com a invasão da Rússia.

20h40 - Cessar-fogo para fins humanitários "não é possível no momento", diz Guterres
 
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje que um "cessar-fogo geral" para fins humanitários "não parece possível no momento" na Ucrânia, uma meta que havia confiado a um dos seus enviados a Moscovo.

19h59 - BE, Chega e Livre trocam acusações sobre apoios políticos a Putin
 
A maioria dos partidos voltou, hoje, a condenar a "invasão da Ucrânia pela Rússia", num debate que ficou marcado por uma discussão entre BE, Chega e Livre sobre quais são as famílias políticas que mais apoiam Vladimir Putin.

19h53 - Costa e Presidente da Bulgária em convergência sobre segurança na Europa
 
O primeiro-ministro, António Costa, salientou, hoje, a sua convergência com o Presidente da República da Bulgária em matérias como a solidariedade em relação à Ucrânia e a necessidade de respostas conjuntas para a segurança na Europa.

19h47 - Guerra na Ucrânia é "terrorismo", diz chefe de Estado da Polónia

O presidente da Polónia disse, hoje, que o conflito na Ucrânia era "terrorismo". "Isto não é uma guerra, é terrorismo", disse Andrzej Duda, citado pela Reuters. O responsável acrescentou, durante uma visita a Bucha, que todos aqueles que comentaram crimes em território ucraniano devem ser julgados, assim como aqueles que deram as ordens.

19h42 - Rússia impõe sanções a centenas de norte-americanos

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo anunciou, esta quarta-feira, que vai sancionar 398 deputados dos Estados Unidos e 87 senadores do Canadá, em resposta às sanções que têm vindo a ser impostas à Rússia. De acordo com a informação avançada pela Interfax, e citada pela Reuters, a Rússia planeia anunciar mais sanções.

19h32 - Trudeau junta-se a Biden: Guerra na Ucrânia é "genocídio", diz primeiro-ministro do Canadá

O primeiro-ministro canadiano disse, hoje, que o uso do termo "genocídio" para descrever as ações russas em território ucraniano é "absolutamente correta". As afirmações foram feitas durante uma conferência de imprensa.

19h25 - EUA anunciam mais apoio militar à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos anunciou, hoje, que o país vai reforçar a ajuda que tem dado à Ucrânia com materiais no valor de 800 milhões de dólares. No total, e segundo o Guardian, os EUA já apoiaram monetariamente a Ucrânia com pacotes no valor de 2,4 mil milhões. Este último pacote inclui, para além de carros blindados, sistemas e rodadas de artilharia.

19h04 - Políticos europeus "fecham os olhos aos crimes da Rússia há anos"
 
O assessor do presidente da Ucrânia, e membro da delegação ucraniana para as negociações com a Rússia, acusou os políticos europeus de “fecharem os olhos” aos crimes russos há anos e pediu “ações” para ajudar a Ucrânia a “sobreviver”.

18h53 - EUA advertem China sobre consequências da sua posição face a Moscovo
 
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos alertou, hoje, a China acerca da sua posição face à Rússia. "Atitude do mundo em relação à China e a sua vontade de abraçar uma maior integração económica podem ser afetadas pela reação de Pequim ao apelo a uma ação resoluta contra a Rússia", referiu Janet Yellen.

18h44 - Biden e Zelensky conversaram hoje. Aumento de sanções a caminho

O presidente da Ucrânia partilhou, hoje, uma publicação no Twitter, na qual refere conversou com o presidente dos Estados Unidos sobre a situação no país, que está em guerra desde 24 de fevereiro. "Discutimos um pacote adicional de defesa e uma eventual ajuda macro-financeira", escreveu o responsável, acrescentando que ambos os governantes concordaram no aumento das sanções aplicadas à Rússia.

18h41 - ESA suspende cooperação em missões lunares russas
 
A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu, hoje, suspender a sua cooperação nas missões lunares russas na sequência da guerra na Ucrânia.

18h35 - Russa diz ao marido que pode violar mulheres ucranianas: "Usa proteção"

Uma chamada, que terá sido intercetada pelos serviços de segurança ucranianos, revela a mulher de um soldado russo a dar-lhe permissão para violar mulheres na Ucrânia

18h30 - TikTok na Rússia dominado por conteúdo pró-guerra
 
Um relatório partilhado pelo Tracking Exposed indica que o TikTok é a última rede social disponível em território russo. Recorde-se que o Facebook, o Twitter e o Instagram continuam bloqueados no território.

18h23 - Rússia ameaça atacar a "centros de comando" na Ucrânia

O porta-voz do ministério da Defesa da Rússia afirmou, hoje, que as tropas russas iam atacar centros de comando em Kyiv, caso as tropas ucranianas retaliassem em território russo os ataques que têm vindo a acontecer

18h19 - Rússia anuncia libertação do porto de Mariupol

O porta-voz do ministério da Defesa da Rússia anunciou que o porto de Mariupol foi "totalmente libertado dos combatentes nazis do Batalhão de Azov". Citado pela agência russa Tass, o responsável disse ainda que os soldados ucranianos estão "cercados", e que foram libertados "todos os reféns" que o Batalhão de Azov fez.

18h05 - Presidentes da Polónia e países bálticos veem local de "dor e sofrimento"
 
Os presidentes da Polónia e dos Estados do Báltico deslocaram-se hoje a Borodianka, uma pequena localidade ucraniana perto de Kiev. O chefe de Estado da Lituânia, Gitanas Nauseda, caracterizou a região como "impregnada de dor e de sofrimento".

17h50 - Rússia está "pronta para atacar" leste da Ucrânia

Segundo um porta voz das Forças Armadas da Ucrânia, as tropas russas estarão prontas para atacar a região separatista de Donetsk. "O inimigo está pronto para ofensivas militares em Donetsk e Tavria [Kherson], de acordo com as informações disponíveis", escreveu o porta-voz numa publicação partilhada no Facebook.

17h41 - Relatório do Departamento de Estado dos EUA mantém críticas à Ucrânia
 
O Departamento de Estado dos Estados Unidos manteve críticas anteriores à Ucrânia no relatório sobre os direitos humanos no mundo em 2021, incluindo alegações de execuções extrajudiciais e tortura, bem como denúncias de violações russas na Crimeia.

17h32 - Vereador de Mariupol diz que militares ucranianos não se renderam

O vereador da cidade portuária negou, hoje, que mais de mil militares ucranianos se tenham rendido, conforme foi dito por um porta-voz do ministério da Defesa da Rússia. "Eles [soldados russos] não controlam o nosso porto, nem Azovstal [empresa metalúrgica na cidade de Mariupol]", disse Petro Andriuschenko à BBC.

17h25 - Autoridades não conseguem monitorizar radioatividade em Chernobyl
 
As autoridades ucranianas não conseguem restabelecer a monitorização da radioatividade em Chernobyl, no norte da Ucrânia, onde, segundo afirmam, as forças russas criaram uma rede subterrânea.

17h18 - Le Pen defende que haja "aproximação" entre a NATO e a Rússia quando conflito na Ucrânia terminar

“Deve-se refletir sobre o papel da NATO depois da queda do Pacto de Varsóvia, por isso, depois da guerra na Ucrânia, defenderei uma aproximação entre a Rússia e a NATO, que além disso é também do interesse dos Estados Unidos”, disse a candidata presidencial da extrema-direita, que tem sido criticada pela relação próxima que mantém com Vladimir Putin.

17h11 - Ovibeja vai doar 1% da receita de bilheteira à Ucrânia
 
A comissão organizadora da feira agropecuária, que decorre em Beja, irá doar à Ucrânia 1% da receita total de bilheteira da edição deste ano, que vai decorrer entre os dias 21 e 25 deste mês.

17h06 - Nobel da Paz em 2018 lança guia que pode ajudar a provar crimes de violência sexual em zonas de conflito

A ativista para os Direitos Humanos Nadia Murad, que recebeu o Nobel da Paz em 2018, lançou hoje, nas instalações da Organização das Nações Unidas, um guia que poderá ajudar na recolha de provas de eventuais crimes de violência sexual cometidos em zonas de conflito. O lançamento deste guia decorre numa altura em que as organizações estão cada vez mais conscientes e em estado de alerta para os crimes de violência sexual cometidos na Ucrânia.

17h - Corpos com "sinais de tortura" encontrados em Sumy

O autarca da região ucraniana disse que, para além de o número de cadáveres encontrados em Sumy aumentar "todos os dias", em muitos destes são encontrados “sinais de tortura”, tendo as “mãos atadas” e “ferimentos de bala”.

16h44 - Macron disse que Rússia e Ucrânia eram "povos irmãos"; Ucrânia não deixou país sem resposta

Um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros disse, hoje, que os comentários feitos pelo presidente de França sobre a Rússia e a Ucrânia serem "povos irmãos" eram "desapontantes". Um "povo irmão" não mata criança, atira em civis ou destrói as casas do seu irmão, disse o responsável.

16h37 - Televisão estatal russa transmite imagens com logo da BBC, nas quais um alegado jornalista responsabiliza a Ucrânia pela ataque à estação de comboios de Kramatorsk 

O canal britânico anunciou que já tomou medidas legais para remover o vídeo das redes sociais e pediu aos utilizadores para que não partilhassem mais o vídeo, no qual, para além do logo da BBC, são usados também gráficos semelhantes aos do canal.

16h30 - Amigos, amigos, trocas à parte: Kremlin rejeita proposta de trocar Medvedchuk por presos ucranianos

O porta-voz do Kremlin rejeitou, hoje, a proposta de Kyiv, que ontem propôs trocar prisioneiros ucranianos pela Rússia pelo empresário pró-Rússia Viktor Medvedchuk, colaborador próximo do regime russo detido na Ucrânia. "Medvedchuk não é um cidadão russo, é um político estrangeiro, e não tem qualquer ligação com a operação militar especial [na Ucrânia]", rematou Dmitry Peskov.

16h25 - Rússia adverte Ocidente sobre "possível desestabilização" na Bósnia
 
A embaixada da Rússia em Sarajevo referiu-se, hoje, a uma "possível desestabilização" da Bósnia-Herzegovina.

16h18 - Justiça congela sete mil milhões pertencentes a Abramovich

Um tribunal de Jersey, a maior ilha do Canal da Mancha, congelou mais de sete mil milhões de dólares (cerca de 6.461.910.000,00 euros) em ativos ligados ao oligarca russo. A polícia de Jersey fez uma rusga num local "suspeito de ter conexões" com o bilionário.

16h13 - Bruxelas pede apoio aos 27 para documentar crimes de guerra
 
A Comissão Europeia solicitou apoio aos 27 Estados-membros da União Europeia para ajudar a Ucrânia a reunir provas dos alegados crimes de guerra cometidos pelas tropas russas durante a invasão do país.

16h09 - Polónia, Moldova, Roménia e países bálticos estão na mira de Putin, diz Zelensky

“A Polónia, Moldova, Roménia e os países bálticos irão tornar-se nos próximos alvos se a liberdade da Ucrânia cair”, disse o presidente da Ucrânia, frisando que a "liberdade deve estar melhor armada do que a tirania" e os "países ocidentais têm tudo para o tornar possível".

16h - Paulo Mota Pinto defende embargo total à compra de gás e petróleo russos
 
O líder parlamentar do PSD defendeu, hoje, o aumento do número de sanções à Rússia, incluindo "embargos totais às compras de gás e petróleo russos", na sequência da invasão na Ucrânia.

15h56 - Embaixada da República Checa em Kyiv reabre portas

O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou, hoje, que a embaixada voltava abrir portas na capital da Ucrânia. "É um dos muitos passos para demonstrar o nosso apoio à Ucrânia", disse o responsável, segundo o Guardian.

15h38 - Zelensky apresenta selos postais dedicados aos defensores da ilha Zmiinyi
O presidente da Ucrânia apresentou, hoje, uma edição especial de selos postais, dedicada aos soldados que defenderam a ilha Zmiinyi, no Mar Negro. Inicialmente dados como mortos, veio a saber-se que os 13 soldados que defendiam o local estavam, afinal, em cativeiro, depois de terem desafiado um navio de guerra russo com a famosa frase: "Navio de guerra russo, vai-te lixar".

15h34 - OSCE encontrou "padrões claros" de crimes contra a humanidade na Ucrânia
A missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) procura averiguar a existência de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia. Os responsáveis afirmaram, hoje, que há "padrões claros" de ação militar criminosa pelas tropas russas.

15h30Para recordar:

15h25 - Boa tarde! Continuamos a acompanhar todas as ocorrências relacionadas com a guerra na Ucrânia. Para recordar o registo desta manhã, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório