Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Zelensky propõe troca de aliado de Putin por ucranianos capturados

“Proponho à Federação Russa que troque este homem que vos pertence” por homens e mulheres ucranianos em cativeiro russo, disse Zelenskiy nas redes sociais

 Zelensky propõe troca de aliado de Putin por ucranianos capturados

Após a notícia, desta terça-feira de os Serviços de Segurança da Ucrânia tinham capturado o político e oligarca Viktor Medvedchuk – um dos aliados mais próximos de Putin na Ucrânia – Volodymyr Zelensky propôs libertá-lo para a Rússia em troca de soldados ucranianos capturados pelo inimigo.

Proponho à Federação Russa que troque este homem que vos pertence” por homens e mulheres ucranianos em cativeiro russo, disse na rede social Telegram.

Recorde-se que Viktor Medvedchuk, de 67 anos, estava em prisão domiciliária desde maio de 2021 após ter sido acusado de "alta traição" e "tentativa de roubo de recursos naturais na Crimeia", península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

No dia 26 de fevereiro deste ano, dois dias após o início da invasão russa, a polícia ucraniana constatou o seu desaparecimento durante uma visita de controlo.

Este homem foi considerado o 12.º homem mais rico da Ucrânia em 2021, com 620 milhões de dólares (cerca de 572 milhões de euros) segundo a revista Forbes, e é conhecido pela sua ligação com o Presidente russo Vladimir Putin, que é padrinho de uma das suas filhas.

O aliado de Putin é o fundador do partido pró-Rússia 'Opposition Platform' (Plataforma de Oposição pela Vida) que é a favor da invasão, bem como do regime de Putin e tinha cerca de 30 deputados no parlamento do país antes de ser banido em março, na sequência da invasão.

Entretanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se a comentar esta detenção às agências de notícias russas, realçando que "há muitas alegações falsas vindas da Ucrânia" que precisam de "ser verificadas primeiro".

Sobre se este pedido será ou não atendido pelo lado russo, resta agora esperar a devida reação e consequências.

Leia Também: Presidente ucraniano anuncia a prisão de opositor pró-Kremlin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório