Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Zelensky apresenta selos postais dedicados aos defensores da ilha Zmiinyi

Inicialmente dados como mortos, veio a saber-se que os 13 soldados que defendiam o local estavam, afinal, em cativeiro, depois de terem desafiado um navio de guerra russo com a famosa frase: "Navio de guerra russo, vai-te lixar".

Zelensky apresenta selos postais dedicados aos defensores da ilha Zmiinyi

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apresentou esta quarta-feira uma edição especial de selos postais, dedicada aos soldados que defenderam a ilha Zmiinyi, no Mar Negro. As declarações do grupo de soldados correram o mundo, depois de terem respondido de forma dura e curta às ameaças de um navio militar russo, enquanto protegiam a ilha.

“A frase, que se tornou um símbolo da firmeza dos defensores ucranianos, agora está em selos postais. Use-os e lembre-se que o ‘navio de guerra russo’ tem apenas uma direção”, disse o chefe de estado ucraniano, numa publicação onde se mostra a segurar a edição comemorativa de selos postais.

“Navio de guerra russo, vai-te lixar” foi a famosa frase proferida por Roman Hrybov, o soldado que desafiou os militares russos, depois de estes ordenarem a rendição das tropas ucranianas na ilha Zmiinyi.

Os 13 soldados ucranianos de serviço no local foram, inicialmente, dados como mortos, e Zelensky chegou mesmo a afirmar que todos seriam condecorados postumamente. No entanto, veio a saber-se que estavam, afinal, em cativeiro. 

Hrybov foi condecorado pelos serviços prestados com uma medalha de ouro, atribuída pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.

Recorde-se que foi nos primeiros dias da invasão russa à Ucrânia que, que é guarda de fronteira, deu que falar devido à sua atitude heroica. O ucraniano, que estava a servir na ilha Zmiinyi, a sul do porto de Odessa,

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

O conflito causou também a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 4,5 milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: O militar que disse "vão-se lixar" na ilha de Zmiinyi voltou para casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório