Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Ucrânia sem informação sobre rendição; Scholz deverá ir a Kyiv

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Ucrânia sem informação sobre rendição; Scholz deverá ir a Kyiv

Assinala-se, esta quarta-feira, o 49.º dia da invasão russa da Ucrânia. Os últimos dias continuam marcados pela denúncia de crimes contra civis cometidos por tropas russas, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a acusar o exército da Rússia de “centenas de casos de violações”, incluindo de “meninas menores de idade e crianças muito pequenas”. 

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, utilizou pela primeira vez o termo “genocídio” para descrever o conflito na Ucrânia, frisando que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, “está apenas a tentar acabar com a ideia de se poder ser ucraniano”.

Ao final da noite de terça-feira, Zelensky propôs à Federação Russa trocar o político e oligarca pró-Kremlin Viktor Medvedchuk, detido pelos Serviços de Segurança da Ucrânia, por soldados ucranianos capturados.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 4,5 milhões das quais para os países vizinhos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h00 - Terminamos aqui este acompanhamento AO MINUTO. Pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

14h59 - Rússia prepara 'desfile de vitória' em Mariupol a 9 de maio

A Rússia está a preparar um ‘desfile de vitória’ em Mariupol, revelou, esta quarta-feira, Petro Andryushchenko, assessor do autarca da cidade portuária. Segundo adiantou na rede social Telegram, o evento está agendado para o próximo dia 9 de maio.

14h58 - "Genocídio"? Declarações de Biden são "inaceitáveis", alerta Peskov

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reagiu esta quarta-feira às declarações do presidente norte-americano, Joe Biden, que, na terça-feira, usou pela primeira vez o termo "genocídio" para descrever a situação de conflito na Ucrânia.

14h21 - UE aprova mais 500 milhões em armas antecipando ofensiva russa a leste
 
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje mais uma assistência de 500 milhões de euros para aquisição e fornecimento de armamento às Forças Armadas ucranianas, considerado crucial face à anunciada ofensiva russa no leste da Ucrânia.

14h10 - Suécia deverá apresentar candidatura à NATO em junho na Cimeira de Madrid
 
A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, quer que o país entre na NATO e, de acordo com a imprensa do país, já há uma data para a apresentação da candidatura. Este deverá ser entregue na reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Madrid, Espanha, em 29 e 30 de junho, revela o Svenska Dagbladet.

14h08 - Tribunal Penal Internacional: Ucrânia é "um cenário de crime"
 
O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o britânico Karim Khan, descreveu hoje a Ucrânia como um "cenário de crime", durante uma visita à cidade de Bucha, perto de Kyiv.

14h07 - Mais de 1.500 russos nas morgues de Dnipro e "ninguém os quer levar"

O vice-presidente da câmara de Dnipro, cidade a leste da Ucrânia, disse hoje que foram encontrados corpos de mais de 1.500 soldados russos nas morgues da cidade, avança o jornal Kyiv Independent. Os corpos dos militares russos vão permanecer nas morgues porque “ninguém os quer levar”, disse Mykhailo Lysenko. 

14h05 - Sobreviveram ao Holocausto e agora abrigam-se em Berlim. Há quem recuse

Em crianças, fugiram da Alemanha nazi. Agora, em idosas, tiveram de fugir da guerra e do terror pela segunda vez nas suas vidas. Foram retiradas da sua Ucrânia natal e encontraram paz num local que nunca quiseram pisar. Em Berlim. 

14h04 - Finlândia tomará decisão sobre adesão à NATO "dentro de semanas"

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, revelou, esta quarta-feira, que o país tomará uma decisão sobre a sua candidatura à NATO nas próximas semanas.

13h48 - Zelensky será recebido na AR com sessão de boas-vindas de Marcelo e Costa

A Assembleia da República realizará uma sessão solene de boas vindas ao Presidente da Ucrânia, que falará ao parlamento português por videoconferência no dia 21 de abril, e à qual que assistirão o Presidente da República e o primeiro-ministro. De acordo com Maria da Luz Rosinha, nessa sessão apenas discursarão o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

12h48 - Reino Unido avança com sanções contra mais 206 indivíduos e entidades

O Reino Unido adicionou, esta quarta-feira, mais 206 indivíduos e entidades à lista de sanções devido à invasão russa da Ucrânia, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico. Entre os sancionados, estão Viktor Medvedchuk, o deputado pró-Kremlin detido pelas tropas ucranianas, e Vagit Alekperov, dono da petrolífera LUKOIL.

12h47 - Bruxelas destina 9 milhões para assistência de saúde mental a refugiados
 
A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de nove milhões de euros para apoiar as pessoas que fogem da guerra da Ucrânia com necessidades urgentes de saúde mental e serviços de apoio a traumas.

12h26 - Ucrânia diz não ter informações sobre rendição de soldados em Mariupol

Depois de o Ministério da Defesa da Rússia ter anunciado que 1.026 militares da Ucrânia se renderam às forças russas em Mariupol, cidade cercada há semanas, o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk, disse não ter quaisquer informações sobre isso, reporta a Reuters.

12h24 - Embaixada russa nos EUA acusa Washington de "espalhar desinformação"

A embaixada russa nos Estados Unidos da América (EUA) acusou, esta quarta-feira, Washington de “espalhar desinformação” e tecer declarações “provocativas” sobre a possibilidade da Rússia utilizar armas químicas na Ucrânia.


 

12h00 - 21 de abril. Já há data para Zelensky falar na Assembleia da República

Já há data (e hora) para Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, falar no Parlamento português. Será a a 21 de abril, às 15h00. A data foi anunciada aos deputados, durante a conferência de líderes, por Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, esta quarta-feira, revela a TSF.

11h49 - Kyiv espera obter "informações interessantes" de aliado de Putin detido
 
As autoridades ucranianas esperam obter "informações interessantes e detalhadas" do político pró-russo Viktor Medvedchuk, cuja detenção foi anunciada na terça-feira, por ser um amigo e aliado do presidente russo, Vladimir Putin, disse um conselheiro presidencial em Kyiv.

11h48 - Zelensky acusa Rússia de usar bombas de fósforo branco

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, acusou Moscovo de utilizar bombas de fósforo branco na ofensiva militar na Ucrânia, naquilo que considerou tratar-se de táticas terroristas contra os civis ucranianos, cita a Reuters.

11h47 - Chanceler alemão deverá ir a Kyiv resolver entrega de armas pesadas

O chanceler alemão, Olaf Scholz, deverá ir a Kyiv para tomar "decisões práticas", nomeadamente sobre a entrega de armamento pesado à Ucrânia para enfrentar a ofensiva russa, disse hoje um assessor do Presidente ucraniano.

11h24 - "São dois povos irmãos". Macron rejeita usar termo "genocídio"

O presidente de França, Emmanuel Macron, recusou descrever a invasão russa da Ucrânia e as ações das tropas russas contra civis como “genocídio”. Em entrevista à televisão estatal France 2, esta quarta-feira, o chefe de Estado francês referiu que a Rússia e a Ucrânia são “dois povos irmãos”.

11h06 - Moscovo disposto a vender petróleo a qualquer preço a países amigos

O ministro da Energia russo, Nikolai Shulguinov, disse que a Rússia está disposta a vender petróleo e os seus derivados a países amigos "em qualquer faixa de preços", numa entrevista publicada hoje pelo jornal "Izvestia".

10h42 - "[Guerra] é como andar na corda bamba". Zelenska não vê o marido há um mês

Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia, deu uma entrevista a Christiane Amanpour, da CNN, por email, onde contou tudo o que mudou na sua vida e na do seu país desde a invasão russa. Afirmando que a guerra é como "andar na corda bamba", acrescentou que não vê o marido há mais de um mês, comunicando com Volodymyr apenas por chamada. 

10h38 - Presidentes da Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia chegam a Kyiv

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, da Lituânia, Gitanas Nauseda, da Letónia, Egils Levits, e da Estónia, Alar Karris, já chegaram a Kyiv, onde se irão encontrar com o homólogo ucraniano, Volodyrmyr Zelensky. 

10h27 - 'Cemitério' de carros em Bucha mostra como russos atiraram em civis

Após a retirada dos soldados no final de março, as autoridades ucranianas descobriram dezenas de corpos vestidos com roupas civis, alguns com as mãos amarradas atrás das costas. Um vídeo partilhado pela Nexta, um meio de comunicação bielorrusso, mostra um 'cemitério' de carros em Bucha, que terão sido bombardeados pelos russos à medida que civis tentavam deixar a cidade. 

10h00 - Quem é Medvedchuk, o pró-Kremlin que Zelensky quer trocar por ucranianos?

Nasceu em 1954 em Pochet, que, na altura, fazia parte da União Soviética. Fez parte do gabinete do presidente da Ucrânia e convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para ser padrinho da sua filha mais nova. Assumidamente contra a entrada da Ucrânia na UE e na NATO, fugiu para a Suíça após a revolução ucraniana de 2014. Quem é, afinal, Viktor Medvedchuk?

09h33 - Zelensky no Parlamento? PCP não quer porque apela a "escalar da guerra"

Bernardino Soares, antigo presidente da Câmara Municipal de Loures em representação do Partido Comunista Português (PCP), explicou, na segunda-feira, num espaço de debate da CNN Portugal, as "três razões fundamentais" para que o partido tenha tomado a posição de votar contra a proposta do PAN, entretanto aprovada, que previa que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursasse no Parlamento português.

09h10 - Duas mulheres e três crianças mortas enquanto fugiam de Bucha

As forças policiais ucranianas encontraram na terça-feira uma viatura bombardeada na aldeia de Havronshchyna, pertencente a Bucha, onde estava os corpos de cinco pessoas - duas mulheres e três crianças.

09h09 - Comunidade ucraniana manifesta-se em Albufeira pelo fim da guerra
 
A Associação dos Ucranianos em Portugal, Núcleo de Albufeira, organizou uma ação social Stop War! Save the Children! (Parem a guerra! Salvem as Crianças!) na praça da Praia dos Pescadores, em Albufeira.

09h00 - Mais de 190 crianças morreram durante a guerra na Ucrânia

Mais de 190 crianças morreram na Ucrânia devido à guerra, desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, segundo dados divulgados hoje pela Procuradoria-Geral da Ucrânia, através do Telegram.

08h57 - Assim ficou Kharkiv após (novos) ataques. Há pelo menos 11 mortos

Os fortes bombardeamentos de que a região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, foi alvo no início da semana deixaram um rasto de morte e destruição. Pelo menos 11 pessoas morreram, entre as quais uma criança de 7 anos, e 14 ficaram feridas, indicaram ontem as autoridades militares ucranianas.

08h40 - Ucrânia rejeita visita do presidente alemão? É "tiro no pé", diz Rui Rio

Rui Rio recorreu à rede social Twitter para criticar uma das mais recentes atitudes do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que terá recusado uma visita ao país por parte do homólogo alemão, Walter Steinmeier. Na sua perspetiva, esta ação trata-se de "um tiro no pé".

08h39 - Mil fuzileiros ucranianos renderam-se em Mariupol

Cerca de mil fuzileiros ucranianos renderam-se na cidade portuária de Mariupol, sitiada há semanas pelas tropas russas, segundo avança a Sky News, que cita o líder checheno Ramzan Kadyrov. Na aplicação Telegram, Kadyrov pediu às tropas ucranianas na região para se renderem. 

08h06 - 720 civis mortos encontrados nos arredores de Kyiv

Mais de 720 corpos de civis foram encontrados em Bucha e noutros subúrbios da região de Kyiv, revelou o The Kyiv Independent, que cita o Ministério do Interior da Ucrânia. Há ainda, pelo menos, 200 civis desaparecidos.

Sublinhe-se que ontem as autoridades da região de Kyiv indicaram que já contabilizaram 400 civis mortos em Bucha, onde se verificaram massacres, revelados após a retirada das tropas russas.

07h57 - Marcelo irá participar na sessão parlamentar com Zelensky

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na sessão da Assembleia da República em que o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, irá discursar.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que revela ainda que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, já falou com o chefe de Estado sobre a sua participação. 

07h50 - Após fuga à guerra, Svetlana ajuda refugiados para esquecer problemas
 
Svetlana fugiu de Odessa, na Ucrânia, no primeiro dia de guerra. De refugiada passou a trabalhar para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Moldova porque é mais fácil ajudar para não pensar nos próprios problemas.

07h47 - Nenhum corredor humanitário será aberto esta quarta-feira

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, anunciou que não será possível abrir corredores humanitários para retirar civis das cidades sitiadas pelas tropas russas. Em causa, revela a Nexta, está o facto de a Rússia não respeitar o cessar-fogo na região separatista do Lugansk.

07h34 - Para recordar:

07h30 Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para acompanhar todas as ocorrências relacionadas com a guerra na Ucrânia. Para recordar o anterior, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório