Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Reino Unido avança com sanções contra mais 206 indivíduos e entidades

Além das sanções, o Reino Unido irá proibir a "importação de ferro e aço russo, bem como a exportação de tecnologias quânticas e materiais avançados de que Putin tanto precisa".

Reino Unido avança com sanções contra mais 206 indivíduos e entidades

O Reino Unido adicionou, esta quarta-feira, mais 206 indivíduos e entidades à lista de sanções devido à invasão russa da Ucrânia, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico. Entre os sancionados, estão Viktor Medvedchuk, o deputado pró-Kremlin detido pelas tropas ucranianas, e Vagit Alekperov, dono da petrolífera LUKOIL.

“Após os horríveis ataques com ‘rockets’ contra civis no leste da Ucrânia, hoje sancionados aqueles que sustentam as regiões separatistas ilegais e são cúmplices das atrocidades contra o povo ucraniano”, afirmou a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss.

“Continuaremos a visar todos aqueles que ajudam e incentivam a guerra de Putin. A partir de amanhã, proibimos a importação de ferro e aço russo, bem como a exportação de tecnologias quânticas e materiais avançados de que Putin tanto precisa”, acrescentou. 

Sublinhe-se que um dos indivíduos alvo de sanções, Viktor Medvedchuk foi detido, na terça-feira, pelos Serviços de Segurança ucranianos numa “operação especial”. Usava um uniforme militar com uma bandeira da Ucrânia “para se disfarçar” e, horas após a sua detenção, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, propôs à Rússia libertá-lo numa troca com ucranianos capturados. 

Assinala-se, esta quarta-feira, o 49.º dia da invasão russa da Ucrânia. No total, a guerra já fez mais de 1.800 mortos entre a população civil, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: 190 crianças mortas; Mil militares renderam-se em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório