Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

21 de abril. Já há data para Zelensky falar na Assembleia da República

Presidente ucraniano vai, assim, tornar-se o primeiro chefe de Estado de outro país a discursar por videoconferência no nosso Parlamento. A notícia foi avançada, esta quarta-feira, pela TSF.

21 de abril. Já há data para Zelensky falar na Assembleia da República
Notícias ao Minuto

11:57 - 13/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Volodymyr Zelensky

Já há data (e hora) para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falar na Assembleia da República, por videoconferência - será a 21 de abril, às 15h00. A data foi anunciada aos deputados por Augusto Santos Silva, presidente do Parlamento, durante a conferência de líderes, esta quarta-feira, revela a TSF.

Zelensky vai, assim, tornar-se no primeiro chefe de Estado de outro país a discursar por videoconferência no nosso Parlamento. De recordar que o chefe de Estado ucraniano tem vindo a intervir em Assembleias de diversos países, assim como nas Nações Unidas e nos prémios Grammy

De recordar que, no passado dia 6, a porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, adiantou que a proposta de sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia teve a oposição do PCP - o único partido, aliás, a fazê-lo. "A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado", adiantou, na altura, asseverando que a expectativa é que a intervenção ocorresse na semana entre 18 e 22 deste mês.

Em seguida, num esclarecimento aos jornalistas, Paula Santos, líder parlamentar do PCP, referiu que "a Assembleia da Republica, enquanto órgão de soberania deve ter um papel institucional, não para contribuir para a escalada da guerra" e esse era o motivo do PCP "não ter acompanhado" a proposta apresentada pelo PAN.

Paula Santos esclareceu ainda que "estas sessões, ao longo dos últimos anos, têm sido muito limitadas e têm sido sempre na sequência da realização de visitas institucionais ao nosso país, coisa que neste caso concreto não ocorre", salientando que, na visão do PCP, "o papel da Assembleia da Republica deve ser para encontrar uma solução negociada para a resolução deste conflito e para o desarmamento", acrescentando que a "proposta que está em cima da mesa não vai ao encontro desses objetivos".

A Rússia lançou, a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Após 49 dias de invasão, a guerra causou já a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 4,5 milhões das quais para os países vizinhos.

[Notícia atualizada às 12h09]

Leia Também: Zelensky no Parlamento? PCP não quer porque apela a "escalar da guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório